Oficina oferece a idosos de Joinville aulas de teatro gratuitas
Oficina oferece a idosos de Joinville aulas de teatro gratuitas
-
Divulgação - Ator e professor Jackson Amorim destaca os benefícios que o fazer teatral proporciona aos idosos
Em um mundo ditado pela produção, competitividade e pelo consumismo, no qual a crença geral é a de que ele não tem mais função, ser idoso é um desafio diário. Vai daí que fazer teatro pode ser um grande “achado” para essa faixa etária, pois estimula criação, percepção, expressão oral, corporal e memorização. Em Joinville, o público acima dos 60 anos ganha essa oportunidade por meio da Oficina de Teatro para Idosos, que começa em 3 de novembro na Associação de Moradores do Bairro Bucarein. As inscrições são gratuitas.
O fazer teatral não se resume apenas em decorar falas e marcações, mas possibilitar que o idoso expresse seu conteúdo de vida, suas histórias, seus sonhos, desejos e amplie seu potencial de expressão e comunicação. Os exercícios de criatividade podem levar a sua realização pessoal e a reconquista de um lugar na comunidade.
“A prática do teatro para idosos proporciona estimulo cognitivo, exercitando a memória, concentração e expressão verbal. Além disso, favorece a socialização contribuindo para o combate ao isolamento social comum nessa fase da vida”, reforça o ator e professor de teatro Jackson Amorim. “O teatro também promove a autoestima ao permitir que o participante expresse suas emoções de maneira criativa, contribuindo para uma vida mais ativa e saudável”.
A Oficina de Teatro para Idosos integra o Projeto Teatro e Memória na Melhor Idade, aprovado pelo Sistema Municipal pelo Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). A oficina ainda prevê um Encontro Multigeracional e Intergeracional, aberta aos familiares dos participantes para troca de experiências, e também uma apresentação do resultado do processo.
Sobre o ministrante
Jackson Amorim é ator, palhaço e bacharel em interpretação teatral pela FURB; é especialista em encenação teatral e foi professor de teatro no SESC; ator e assistente de direção no espetáculo “Em Alto Mar” e manipulador no espetáculo de objetos “Fadas”; dramaturgo e diretor no espetáculo “Lá Fora”; ministrante da oficina Dramaturgia Latino-americana (SESC) e da oficina Palhaceando; professor convidado do IPGEX (Instinto de Pós-graduação e Extensão); professor convidado da AUPEX; autor do livro “Pequenas Percepções no Trabalho do Ator: o ator-acontecimento”.
SERVIÇO:
O QUÊ: Projeto Teatro e Memória na Melhor Idade - Oficina de Teatro para Idosos.
QUANDO: Início em 3 de novembro, com carga horário de 30 horas. Aulas às segundas e quartas, das 19h às 21h.
ONDE: Associação de Moradores do Bairro Bucarein, rua Calixto Zattar, s/n.
QUANTO: Gratuito. Inscrições pelo (47) 99706-5521 (Deise).
Texto: Rubens Herbst
Deixe seu comentário