Assembleia Legislativa promove reconstrução de aréolas para mulheres mastectomizadas

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), por meio da Bancada Feminina, está promovendo ao longo do mês de outubro – quando se lembra o Movimento Outubro Rosa – uma iniciativa especial voltada ao acolhimento e à valorização da autoestima de mulheres que venceram o câncer de mama.
Trata-se de parceria com o Projeto Traços do Bem, que oferecerá gratuitamente a reconstrução e harmonização de aréolas para mulheres mastectomizadas.
O trabalho é realizado de forma voluntária pela servidora da Alesc, Tatiany Barão. Formada em Técnico de Enfermagem, Estética e Administração, atualmente é estudante de Biomedicina e Tatiany atua com micropigmentação paramédica – técnica semelhante à tatuagem em 3D que recria, de forma realista, a aparência da aréola.

A ação tem como objetivo beneficiar até 30 mulheres de todo o estado que se enquadrem nos critérios médicos estabelecidos. As inscrições serão recebidas pela Bancada Feminina, responsável pela triagem e pelo encaminhamento dos casos para avaliação e agendamento do procedimento.

✍🏽Sobre o procedimento

A reconstrução é feita por meio de micropigmentação paramédica, com pigmentos específicos que redesenham a aréola e criam um efeito tridimensional. Embora não substitua completamente a estrutura original, o resultado é natural e contribui significativamente para a recuperação da autoimagem e da autoestima.

Cada caso passa por análise prévia (a partir de fotos enviadas pelas interessadas) e o procedimento só é realizado mediante liberação médica. Dependendo do organismo de cada mulher, pode haver necessidade de retoque após cerca de um ano.
📬Como participar
Mulheres de qualquer região do estado podem participar. Para isso, é necessário enviar a documentação exigida e manifestar interesse por meio dos canais de contato da Bancada Feminina.
Documentos exigidos:
- Declaração médica, de mastologista ou oncologista, liberando para procedimentos estéticos e atestando cicatrização completa.
- Comprovação de ausência de infecção.
- Confirmação do término de todos os tratamentos sistêmicos (como quimioterapia ou radioterapia).
- Cópia do RG e CPF.
- Comprovante de residência.
Inscrições e informações:
✉E-mail: bancadafem@gmail.com
📞 Telefone: (48) 3221-2678
A iniciativa conta com o apoio da Procuradoria da Mulher e da Secretaria da Mulher da ALESC, e integra as ações do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Ministério da Justiça lança plataforma gratuita para ampliar o acesso à informação e fortalecer a cidadania Anterior

Ministério da Justiça lança plataforma gratuita para ampliar o acesso à informação e fortalecer a cidadania

Polícia Civil apreende arsenal de armas e prende dois suspeitos em Joinville Próximo

Polícia Civil apreende arsenal de armas e prende dois suspeitos em Joinville

Deixe seu comentário