Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre
Documentário "A Beleza Oculta no Poder Feminino", patrocinado pela ArcelorMittal, terá exibições gratuitas em São Francisco do Sul e Joinville
Produção artística que traz entrevistas com mulheres de Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará evidencia o poder feminino em diferentes tradições culturais
“A Beleza Oculta no Poder Feminino” é o documentário de estreia de Dora Vergueiro na direção geral. O projeto, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da ArcelorMittal, foi idealizado em parceria com a terapeuta paranaense Anna Sazanoff que realiza as entrevistas. O documentário tem como palco comunidades com saberes e fazeres tradicionais. A narrativa audiovisual evidencia o poder feminino de doze mulheres de três estados - Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará - em diferentes tradições culturais.
As exibições gratuitas acontecem no dia 15 de julho (terça-feira), às 19h, no Cine Teatro X de Novembro, em São Francisco do Sul, com a presença da Cacica Celita Guarani; e no dia 16 (quarta-feira), também às 19h, na Casa da Cultura de Joinville, com as presenças da rendeira Lídia Solange de Souza e da criadora de ostras Rita de Cássia Rodrigues.
Em 50 minutos, o filme descortina um visual belíssimo, que emoldura as narrativas das personagens. “São mulheres pertencentes aos povos originais, benzedeiras, parteiras, curandeiras, rendeiras, ou seja, mulheres que ganham a vida com o suor do rosto e a sabedoria transmitida oralmente, boca a boca”, explana Dora. Ela ainda reitera o valor da obra em suscitar o poder contido na ancestralidade feminina e na oralidade como potência de transmissão e de reverberação de valores.
“O patrocínio do projeto pela ArcelorMittal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, faz parte da estratégia de Responsabilidade Social da companhia e do nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Este projeto valoriza a cultura, a diversidade e dá visibilidade a vozes femininas que carregam saberes ancestrais e histórias inspiradoras. Apoiar iniciativas como essa faz parte do nosso propósito de promover a inclusão, a equidade, a diversidade e o fortalecimento dos vínculos culturais nas regiões onde estamos presentes”, afirma Fernanda Valadares, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal em Santa Catarina.
“A Beleza Oculta no Poder Feminino’ expõe ao público os múltiplos instrumentos femininos para despertar beleza, cura e luz; abrindo possibilidades reflexivas sobre temas inerentes às mulheres, provocando sentimento de cumplicidade, empatia e toda a lógica do respeito à igualdade de gênero dos diferentes grupos e comunidades que compõem a sociedade brasileira”, enfatiza a diretora.
As “vozes femininas” de Santa Catarina:
Pedra Rosa - Buscadora de visão, praticante do caminho vermelho dos Índios Norte Americanos Xamã, trabalha com sensitividade e visualização de campo de energia há mais de 24 anos.
Lídia é uma rendeira apaixonada por seu ofício. Vem de uma linhagem de rendeiras. Ama sua ancestralidade negra e se baseia nos ensinamentos das mulheres que vieram antes dela.
Rita de Cássia - Pioneira na criação de ostras, mulher corajosa que deixou sua profissão de farmacêutica para se dedicar à maricultura, atividade predominantemente masculina, e após enfrentar muito preconceito se superou e abriu seu próprio restaurante no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.
Celita Guarani – Líder da comunidade indígena Guarani, no litoral Catarinense. Ela se destaca por defender a importância da cultura e tradições indígenas, incluindo a cura através do corpo, alma e espírito, e a utilização de práticas tradicionais de medicina.
SERVIÇO – SESSÕES GRATUITAS EM SANTA CATARINA:
📍 São Francisco do Sul
🗓 Terça-feira, 15 de julho
🕖 19h
📌 Cine Teatro X de Novembro
Rua Hercílio Luz, 50 – Centro Histórico – São Francisco do Sul/SC*
📍 Joinville
🗓 Quarta-feira, 16 de julho
🕖 19h
📌 Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior
Rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu – Joinville/SC
Entrada gratuita – sujeita à lotação dos espaços.
Venha se emocionar com as vozes e saberes da ancestralidade feminina brasileira
Deixe seu comentário