Documentário "A Beleza Oculta no Poder Feminino", patrocinado pela ArcelorMittal, terá exibições gratuitas em São Francisco do Sul e Joinville

Produção artística que traz entrevistas com mulheres de Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará evidencia o poder feminino em diferentes tradições culturais

“A Beleza Oculta no Poder Feminino” é o documentário de estreia de Dora Vergueiro na direção geral. O projeto, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da ArcelorMittal, foi idealizado em parceria com a terapeuta paranaense Anna Sazanoff que realiza as entrevistas. O documentário tem como palco comunidades com saberes e fazeres tradicionais. A narrativa audiovisual evidencia o poder feminino de doze mulheres de três estados - Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará - em diferentes tradições culturais.
As exibições gratuitas acontecem no dia 15 de julho (terça-feira), às 19h, no Cine Teatro X de Novembro, em São Francisco do Sul, com a presença da Cacica Celita Guarani; e no dia 16 (quarta-feira), também às 19h, na Casa da Cultura de Joinville, com as presenças da rendeira Lídia Solange de Souza e da criadora de ostras Rita de Cássia Rodrigues.
Em 50 minutos, o filme descortina um visual belíssimo, que emoldura as narrativas das personagens. “São mulheres pertencentes aos povos originais, benzedeiras, parteiras, curandeiras, rendeiras, ou seja, mulheres que ganham a vida com o suor do rosto e a sabedoria transmitida oralmente, boca a boca”, explana Dora. Ela ainda reitera o valor da obra em suscitar o poder contido na ancestralidade feminina e na oralidade como potência de transmissão e de reverberação de valores.
“O patrocínio do projeto pela ArcelorMittal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, faz parte da estratégia de Responsabilidade Social da companhia e do nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Este projeto valoriza a cultura, a diversidade e dá visibilidade a vozes femininas que carregam saberes ancestrais e histórias inspiradoras. Apoiar iniciativas como essa faz parte do nosso propósito de promover a inclusão, a equidade, a diversidade e o fortalecimento dos vínculos culturais nas regiões onde estamos presentes”, afirma Fernanda Valadares, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal em Santa Catarina.
“A Beleza Oculta no Poder Feminino’ expõe ao público os múltiplos instrumentos femininos para despertar beleza, cura e luz; abrindo possibilidades reflexivas sobre temas inerentes às mulheres, provocando sentimento de cumplicidade, empatia e toda a lógica do respeito à igualdade de gênero dos diferentes grupos e comunidades que compõem a sociedade brasileira”, enfatiza a diretora.
As “vozes femininas” de Santa Catarina:
Pedra Rosa - Buscadora de visão, praticante do caminho vermelho dos Índios Norte Americanos Xamã, trabalha com sensitividade e visualização de campo de energia há mais de 24 anos.
Lídia é uma rendeira apaixonada por seu ofício. Vem de uma linhagem de rendeiras. Ama sua ancestralidade negra e se baseia nos ensinamentos das mulheres que vieram antes dela.
Rita de Cássia - Pioneira na criação de ostras, mulher corajosa que deixou sua profissão de farmacêutica para se dedicar à maricultura, atividade predominantemente masculina, e após enfrentar muito preconceito se superou e abriu seu próprio restaurante no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.
Celita Guarani – Líder da comunidade indígena Guarani, no litoral Catarinense. Ela se destaca por defender a importância da cultura e tradições indígenas, incluindo a cura através do corpo, alma e espírito, e a utilização de práticas tradicionais de medicina.

SERVIÇO – SESSÕES GRATUITAS EM SANTA CATARINA:
📍 São Francisco do Sul
🗓 Terça-feira, 15 de julho
🕖 19h
📌 Cine Teatro X de Novembro
Rua Hercílio Luz, 50 – Centro Histórico – São Francisco do Sul/SC*
📍 Joinville
🗓 Quarta-feira, 16 de julho
🕖 19h
📌 Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior
Rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu – Joinville/SC
Entrada gratuita – sujeita à lotação dos espaços.
Venha se emocionar com as vozes e saberes da ancestralidade feminina brasileira

Prefeitura de São Francisco do Sul emite licença para novo Centro de Valorização de Materiais 'residuos sólidos' no Iperoba Anterior

Prefeitura de São Francisco do Sul emite licença para novo Centro de Valorização de Materiais 'residuos sólidos' no Iperoba

Boa notícia para São Francisco do Sul: cidade terá três delegados, escolha acontece na segunda-feira (14) Próximo

Boa notícia para São Francisco do Sul: cidade terá três delegados, escolha acontece na segunda-feira (14)

Deixe seu comentário