Convescote no Museu Nacional da Imigração e Colonização promove lazer e cultura neste final de semana

Os jardins do Museu Nacional de Colonização e Imigração (MNIC) recebem, neste final de semana, a primeira edição do Convescote, uma oportunidade de reunir os amigos para conversar, comer, descansar e aproveitar diversas atrações culturais. Realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o evento será nos dias 17, 18 e 19 de outubro com programação gratuita e aberta a toda a comunidade.

A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior terá participação especial nos três dias de evento. O Grupo Artístico Pedagógico de Teatro de Rua (Gap-Rua), da Escola Municipal de Teatro, vai estrear o espetáculo “A Loucura de Isabella” no domingo (19/10), às 11h. Já o professor Robson Benta, da mesma escola, programou intervenções artísticas para o sábado e o domingo.

A Escola Municipal de Ballet terá duas participações: a contação de história do balé de repertório A Bela Adormecida e a apresentação da coreografia “Liza”. A Escola de Artes Fritz Alt, por sua vez, vai levar os artesãos do projeto de Mãos que Tecem para expor os seus trabalhos e tecer peças ao vivo, durante o Convescote.

Artistas que tiveram seus projetos aprovados no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) também estarão presentes. O músico Ananias de Almeida vai apresentar concertos eruditos no sábado e domingo e o professor Fábio Simões realizará oficinas de dança de salão. Já o guitarrista e baixista Marco Antônio Gonçalves Júnior apresentará o Duo de Jazz.

A Companhia Águas de Joinville também marca presença com o Expresso das Águas, furgão adaptado que apresenta uma maquete interativa ilustrando o percurso da água, desde sua captação e distribuição até a coleta de esgoto e o tratamento do efluente que é devolvido ao meio ambiente.

No sábado e domingo, os espaços que compõem o Museu Nacional de Imigração e Colonização estarão abertos das 10h às 16h, com visitas na mostra Miradas do Porvir, na Casa Enxaimel e no espaço Saberes e Fazeres.

Para a realização do evento, a rua Rio Branco, no trecho em frente ao Museu, será interditada para o trânsito no sábado (18/10), das 13h às 22h, e no domingo (19/10), das 8h às 22h.

Em caso de chuva, a programação pode ser cancelada ou ajustada, com aviso antecipado à comunidade.

Literatura presente em parceria com o Festival Literário de Santa Catarina

A primeira edição do Convescote no Museu Nacional de Colonização e Imigração tem parceria com o Festival Literário de Santa Catarina, que será lançado na sexta-feira (17/10), às 18h30.

Na abertura, haverá apresentação especial da Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, com músicas executadas pelos professores Fabrícia Piva, Rafaela Ventz e Nicolau Schmidt Júnior.

Para celebrar este marco, a programação do Convescote também oferece incentivo à leitura, com lançamentos, sessões de autógrafos, encontro de clubes de livros e troca-troca de livros, atividades promovidas pelo Festival Literário de Santa Catarina. Também estão programadas sessões de cinema com distribuição de pipoca, oficina de escrita criativa, acampamento literário, brincadeiras e distribuição de brindes.

Evento é aberto ao público

As inscrições para ganhar a toalha para o Convescote no Museu Nacional da Imigração e Colonização foram encerradas na terça-feira (14/10), com todas as 50 inscrições preenchidas.

Porém, quem não conseguiu se inscrever a tempo para receber o presente segue convidado para aproveitar toda a programação do evento. Basta levar a própria toalha e reunir os amigos e a família para curtir todas as atrações. Neste caso, não é necessário fazer a inscrição antecipada.

Além de levar o próprio lanche, os participantes podem aproveitar os food trucks que estarão atendendo na rua Rio Branco. Além disso, a Associação de Amigos da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior vai comercializar lanches e bebidas durante o final de semana. O objetivo é arrecadar dinheiro com a venda destes produtos e reverter para investimentos na instituição.

Programação

17/10 (sexta-feira)

18h30 - Cerimônia de abertura, com lançamento do Festival Literário de Santa Catarina
19h - Apresentação musical dos professores Fabrícia Piva, Rafaela Ventz e Nicolau Schmidt Júnior, da Escola de Música Villa-Lobos

18/10 (sábado)

10h - Concerto erudito com Ananias de Almeida
10h às 17h - Exposição e tecelagem ao vivo do projeto Mãos que Tecem
10h - Encontro de Clubes de Livros
11h - Lançamento do Livro “Tempo de Vida Plena”, de Léia Hoegen
13h30 - Troca-troca de livros
14h - Troca-troca de cartas Pokémon
15h - Encontrinho de Influencers Literários
15h - Oficina de dança de salão com Fábio Simões
16h - Sessão de cinema infantil
18h30 - Sessão de cinema familiar
19h30 - Acampamento Literário: Histórias a Luz das Estrelas

19/10 (domingo)

10h - Concerto erudito com Ananias de Almeida
10h às 17h - Exposição e tecelagem ao vivo do projeto Mãos que Tecem
11h - Espetáculo "A Loucura de Isabella", do Grupo Artístico Pedagógico de Teatro de Rua – GAP Rua (Escola Municipal de Teatro da Casa da Cultura)
14h - Oficina de Escrita Criativa
15h - Apresentação Duo de Jazz com Marco Antônio Gonçalves Júnior
16h15 - Coreografia "Liza" - grupo infantil da Escola Municipal de Ballet
16h30 - Contação de história do balé de repertório A Bela Adormecida da Escola Municipal de Ballet
17h às 20h - Atrações do Festival Literário de Santa Catarina

Padarias de Joinville celebram Dia Mundial do Pão com ação solidária Anterior

Padarias de Joinville celebram Dia Mundial do Pão com ação solidária

Joinville: Projetos culturais e patrimônios da cidade podem ser contemplados no Edital do Mecenato Próximo

Joinville: Projetos culturais e patrimônios da cidade podem ser contemplados no Edital do Mecenato

Deixe seu comentário