Convescote no Museu Nacional da Imigração e Colonização promove lazer e cultura neste final de semana
Os jardins do Museu Nacional de Colonização e Imigração (MNIC) recebem, neste final de semana, a primeira edição do Convescote, uma oportunidade de reunir os amigos para conversar, comer, descansar e aproveitar diversas atrações culturais. Realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o evento será nos dias 17, 18 e 19 de outubro com programação gratuita e aberta a toda a comunidade.
A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior terá participação especial nos três dias de evento. O Grupo Artístico Pedagógico de Teatro de Rua (Gap-Rua), da Escola Municipal de Teatro, vai estrear o espetáculo “A Loucura de Isabella” no domingo (19/10), às 11h. Já o professor Robson Benta, da mesma escola, programou intervenções artísticas para o sábado e o domingo.
A Escola Municipal de Ballet terá duas participações: a contação de história do balé de repertório A Bela Adormecida e a apresentação da coreografia “Liza”. A Escola de Artes Fritz Alt, por sua vez, vai levar os artesãos do projeto de Mãos que Tecem para expor os seus trabalhos e tecer peças ao vivo, durante o Convescote.
Artistas que tiveram seus projetos aprovados no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) também estarão presentes. O músico Ananias de Almeida vai apresentar concertos eruditos no sábado e domingo e o professor Fábio Simões realizará oficinas de dança de salão. Já o guitarrista e baixista Marco Antônio Gonçalves Júnior apresentará o Duo de Jazz.
A Companhia Águas de Joinville também marca presença com o Expresso das Águas, furgão adaptado que apresenta uma maquete interativa ilustrando o percurso da água, desde sua captação e distribuição até a coleta de esgoto e o tratamento do efluente que é devolvido ao meio ambiente.
No sábado e domingo, os espaços que compõem o Museu Nacional de Imigração e Colonização estarão abertos das 10h às 16h, com visitas na mostra Miradas do Porvir, na Casa Enxaimel e no espaço Saberes e Fazeres.
Para a realização do evento, a rua Rio Branco, no trecho em frente ao Museu, será interditada para o trânsito no sábado (18/10), das 13h às 22h, e no domingo (19/10), das 8h às 22h.
Em caso de chuva, a programação pode ser cancelada ou ajustada, com aviso antecipado à comunidade.
Literatura presente em parceria com o Festival Literário de Santa Catarina
A primeira edição do Convescote no Museu Nacional de Colonização e Imigração tem parceria com o Festival Literário de Santa Catarina, que será lançado na sexta-feira (17/10), às 18h30.
Na abertura, haverá apresentação especial da Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, com músicas executadas pelos professores Fabrícia Piva, Rafaela Ventz e Nicolau Schmidt Júnior.
Para celebrar este marco, a programação do Convescote também oferece incentivo à leitura, com lançamentos, sessões de autógrafos, encontro de clubes de livros e troca-troca de livros, atividades promovidas pelo Festival Literário de Santa Catarina. Também estão programadas sessões de cinema com distribuição de pipoca, oficina de escrita criativa, acampamento literário, brincadeiras e distribuição de brindes.
Evento é aberto ao público
As inscrições para ganhar a toalha para o Convescote no Museu Nacional da Imigração e Colonização foram encerradas na terça-feira (14/10), com todas as 50 inscrições preenchidas.
Porém, quem não conseguiu se inscrever a tempo para receber o presente segue convidado para aproveitar toda a programação do evento. Basta levar a própria toalha e reunir os amigos e a família para curtir todas as atrações. Neste caso, não é necessário fazer a inscrição antecipada.
Além de levar o próprio lanche, os participantes podem aproveitar os food trucks que estarão atendendo na rua Rio Branco. Além disso, a Associação de Amigos da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior vai comercializar lanches e bebidas durante o final de semana. O objetivo é arrecadar dinheiro com a venda destes produtos e reverter para investimentos na instituição.
Programação
17/10 (sexta-feira)
18h30 - Cerimônia de abertura, com lançamento do Festival Literário de Santa Catarina
19h - Apresentação musical dos professores Fabrícia Piva, Rafaela Ventz e Nicolau Schmidt Júnior, da Escola de Música Villa-Lobos
18/10 (sábado)
10h - Concerto erudito com Ananias de Almeida
10h às 17h - Exposição e tecelagem ao vivo do projeto Mãos que Tecem
10h - Encontro de Clubes de Livros
11h - Lançamento do Livro “Tempo de Vida Plena”, de Léia Hoegen
13h30 - Troca-troca de livros
14h - Troca-troca de cartas Pokémon
15h - Encontrinho de Influencers Literários
15h - Oficina de dança de salão com Fábio Simões
16h - Sessão de cinema infantil
18h30 - Sessão de cinema familiar
19h30 - Acampamento Literário: Histórias a Luz das Estrelas
19/10 (domingo)
10h - Concerto erudito com Ananias de Almeida
10h às 17h - Exposição e tecelagem ao vivo do projeto Mãos que Tecem
11h - Espetáculo "A Loucura de Isabella", do Grupo Artístico Pedagógico de Teatro de Rua – GAP Rua (Escola Municipal de Teatro da Casa da Cultura)
14h - Oficina de Escrita Criativa
15h - Apresentação Duo de Jazz com Marco Antônio Gonçalves Júnior
16h15 - Coreografia "Liza" - grupo infantil da Escola Municipal de Ballet
16h30 - Contação de história do balé de repertório A Bela Adormecida da Escola Municipal de Ballet
17h às 20h - Atrações do Festival Literário de Santa Catarina
Deixe seu comentário