69 novos encanadores estão aptos para atuar na implantação de redes de esgoto em cidades litorâneas de SC

Profissionais foram capacitados por meio de parceria entre concessionárias da Aegea e o SENAI, com foco na expansão da rede de esgotamento sanitário

Um grupo de 69 novos encanadores acaba de concluir o curso de capacitação promovido pelas concessionárias da Aegea nos municípios de Penha, Bombinhas, São Francisco do Sul e Camboriú, em parceria com o SENAI. Todos os participantes vão receber certificados e estão agora prontos para atuar nas obras de implantação de redes de esgoto, especialmente nas ligações domiciliares, uma etapa importante para o funcionamento completo do sistema de saneamento. Entre os alunos de São Francisco do Sul, dois são da etnia Guarani da aldeia Laranjeiras.

Com a expansão da rede pública de coleta e tratamento de esgoto em cidades como Penha, Bombinhas, São Francisco do Sul e a futura instalação em Camboriú, surge também a necessidade de mão de obra qualificada para garantir que as ligações residenciais sigam os padrões técnicos exigidos. De forma estratégica, a capacitação foi oferecida gratuitamente para encanadores já atuantes e para interessados em ingressar na área, como forma de atender a essa demanda crescente e, ao mesmo tempo, gerar novas oportunidades no mercado de trabalho local.

 

O curso abordou temas fundamentais como:

 

* Funcionamento dos sistemas prediais de esgoto;

* Dimensionamento conforme normas técnicas;

* Utilização de materiais e ferramentas adequadas;

* Conexão correta das instalações internas à rede pública;

* Manutenção e reparos;

* Uso obrigatório de EPIs e EPCs.

 

Segundo Alessander Schwabe, o Alex, analista de responsabilidade social da Águas de São Francisco do Sul, a qualificação dos profissionais é essencial para garantir qualidade, segurança e respeito às normas ambientais durante a implantação das ligações domiciliares. “Com o avanço das obras, há uma demanda real por profissionais qualificados. O curso é uma resposta direta a essa necessidade”, destacou.

 

A presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, reforça a importância de investir não apenas em infraestrutura, mas também nas pessoas: “Estamos investindo na cidade, mas também queremos investir em quem vive aqui. Profissionais bem preparados são peça-chave para que essa transformação aconteça com excelência”, afirma. A concessionária esclarece que não indica profissionais para executar o trabalho de encanamento da rede de esgoto. No entanto, ao incentivar a participação no curso de capacitação, ela contribui para que mais profissionais estejam aptos a realizar o serviço, quando procurados pelos proprietários dos imóveis

Saneamento: chave para proteger a água que não vemos Anterior

Saneamento: chave para proteger a água que não vemos

Apresentação do Plano de Manejo “Nascente do Saí”  acontece em dois locais em São Francisco do Sul Próximo

Apresentação do Plano de Manejo “Nascente do Saí” acontece em dois locais em São Francisco do Sul

Deixe seu comentário