Quatro atrações internacionais, dez concertos: confira a programação do fim de semana no 8º Pianístico

Os apreciadores da boa música terão nada menos que dez espetáculos para conferir no 8º Pianístico de Joinville, nestes três últimos dias do festival, que vai até domingo, com apresentações em vários pontos da cidade.

No roteiro, quatro atrações internacionais: o quarteto israelense MultiPiano, que faz dois concertos, a argentina Paula Schocron, a russa Ekaterina Derzhavina e o Swiss Piano Trio. Outro destaque é a veterana Eudóxia de Barros, de 88 anos. A programação também terá recital da gaúcha Sandra Mohr, moradora de Joinville e a presença local no elenco principal do Pianístico 2025. Para completar, três workshops com artistas convidados, uma oportunidade de formação dirigida aos músicos da região. Em paralelo, a ação denominada Pianos pela Cidade vai a restaurantes, livrarias e ao Kartódromo de Joinville.
No domingo, o concerto de encerramento será com a pianista Catarina Domenici, que se apresenta ao lado do flautista Ayres Potthoff, do contrabaixista Everson Vargas e do baterista Ricardo Arenhaldt, interpretando a Suíte para Flauta e Jazz Piano, do compositor francês Claude Bolling.
Nesta edição, 20 grandes nomes do piano compõem o roteiro de espetáculos e workshops do festival, em seis locais – Teatro Juarez Machado, Shopping Mueller, Sociedade Harmonia Lyra, Rooftop Rolf Colin, Casa da Cultura e Conservatório Belas Artes –, além de vários pontos da região central que recebem a ação denominada “Pianos pela Cidade”. No elenco, músicos do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Rússia, Israel e Suíça.
O 8º Pianístico de Joinville é uma realização da Branco Produções, Albertina Tuma e do Ministério da Cultura/Governo Federal, e conta com o patrocínio master da empresa Philco, patrocínio do governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Havan, Martinelli Advogados, Supermercados Giassi, Ciser e Gidion.

PIANISTAS QUE SE APRESENTAM DE HOJE A DOMINGO
Swiss Piano Trio (Suíça). Fundado em 1998, formado por Martin Lucas Staub, ao piano, Angela Golubeva ao violino e Franz Ortner ao violoncelo. O trio já se apresentou em 45 países, em todos os continentes. Como conjunto de solistas, tocou com orquestras como a Scottish Chamber Orchestra, a Russian National Orchestra, a Athens State Orchestra, a Zurich Chamber Orchestra e a Bern Symphony Orchestra. O conjunto trabalhou com maestros como Thomas Zehetmair, Mario Venzago, Johannes Fritzsch, Loukas Karytinos e Pascal Rophé. Apresentou-se em festivais como o Menuhin Festival Gstaad, o Ottawa Chamberfest, o Kuhmo Chamber Music, o Canberra International Music Festival, o Esbjerg International Chamber Music Festival, o Båstad Chamber Music Festival e o Festival of the Sound. Sua edição completa das obras de Beethoven para trio de piano foi concluída recentemente. O conjunto também se dedica à música contemporânea suíça.
MultiPiano (Israel). O projeto MultiPiano foi lançado em 2011, pela Escola de Música Buchmann–Mehta, uma instituição conjunta da Universidade de Tel Aviv e da Orquestra Filarmônica de Israel. Já se apresentou em quatro continentes, do Beijing Concert Hall e do Teatro Colón de Buenos Aires ao Merkin Concert Hall de Nova York, colaborando com orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, Berlin Radio Symphony Orchestra (RSB), English Chamber Orchestra e Mozarteum Argentino. Apresentou-se nos festivais de música de Taipei, Xiamen, Ottawa, Baltic Sea, Hualien, Tel Aviv e Jerusalém, bem como em redes de televisão e rádio em todo o mundo. Lançou o álbum “Mozart: The complete MultiPiano concertos” (2021), com a English Chamber Orchestra, e fez extensas turnês pela América do Norte, Extremo Oriente, América do Sul e Europa. Em 2022, colaborou com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim na gravação de obras de Mendelssohn, Schubert-Liszt e Moscheles. O quarteto é formado pelo seu mentor Tomer Lev, Berenika Glixman, Nimrod Haftel-Meirie e Lior Lifshitz.

Ekaterina Derzhavina (Rússia). Nascida em Moscou, estudou na Escola Especializada e Academia Russa de Música Gnessin, onde concluiu a pós-graduação, tendo como professores Yuri Polunin, Valeria Polunina e Vladimir Tropp. Em 1989, recebeu o terceiro prêmio e o prêmio especial no 8º Concurso de Piano de Toda a Rússia, e em 1992 venceu o Concurso Internacional de Piano J.S. Bach, na Alemanha. Lecionou na Academia Russa de Música Gnessins e, desde 2003, é professora no Conservatório Estatal Tchaikovsky de Moscou. Realizou concertos na Áustria, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Eslováquia, Finlândia, Canadá, EUA, Nova Zelândia, Japão, Rússia, Ucrânia e Belarus. Participou de festivais na Alemanha, na França, na Nova Zelândia, no Canadá, na Eslováquia e na Rússia, entre outros. Em 2013, lançou as “Sonatas para Piano” completas de Josef Haydn. Esta edição foi indicada ao ICMA em 2014 e recebeu o “Choc de Classica". Gravou ainda o conjunto de obras de Bach pela Profil (2015), as obras para piano de Alexey Stanchinsky (2017) e as obras completas para violino e piano de Nikolai Medtner, com Nikita Boriso-Glebsky (2018).
Paula Shocron (Argentina). Musicista, compositora, improvisadora, intérprete, pesquisadora e professora, nascida em 1980 na cidade de Rosário, Argentina, vive em Buenos Aires desde 2004. Estudou piano clássico a partir dos 5 anos de idade. Formou-se compositora na Escola de Música da Universidade Nacional de Rosário. Desde jovem, sentiu-se familiarizada com a improvisação. Ao longo dos anos, mergulhou em diferentes estéticas, do jazz à música contemporânea e à arte sonora atual. Tem uma discografia ampla e variada, e suas criações atuais giram em torno de colagens sonoras, o entrelaçamento de instrumentos acústicos com gravações de campo processadas, sempre relacionadas à improvisação. Desde 2006, leciona Jazz no Conservatório Manuel de Falla.
Eloá Gonçalves (Brasil). A pianista, compositora e educadora é mestre em Jazz Piano pela Universität für Musik und darstellende Kunst Graz (KUG), na Áustria. Bacharel e mestre em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua discografia inclui 15 álbuns e quatro DVDs. O último lançamento, liderando seu trio, vem aparecendo em algumas das revistas de jazz mais aclamadas da Europa e dos Estados Unidos. Já se apresentou e gravou com nomes como Claudio Nucci, Zalon Thompson (Inglaterra), Marcelo Martins, Marco Lobo, Joe Fiedler (EUA), Luis Bonilla (EUA), Sigi Feigl (Áustria), Kaya Meller Quartet (Polônia), Experience of the North (Dinamarca/Áustria) e Cristina Miguel Martínez (Espanha). A formação conta com Eloá Gonçalves ao piano, Cleber Almeida no contrabaixo e Yuri Batista na bateria.
Sandra Mohr (Brasil). Residente em Joinville, é pianista e compositora, com 80 peças escritas para piano solo. Em 2012, realizou a turnê sul-brasileira “Gênios Românticos”, e, em 2013, estreou na Europa com recital em comemoração ao ano Brasil-Alemanha. Recentemente, teve uma obra premiada na 25ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea no Rio de Janeiro e, em 2019, foi homenageada como compositora no Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli, em Uberlândia (MG). Em fevereiro de 2024, sua obra “Liberdade e o Dragão do Mar” estreou pela Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba, sob direção do maestro Cláudio Ribeiro. No mesmo ano, estreou nas plataformas digitais com o álbum autoral “Origens”, e lançou dois singles como intérprete: a “Consolação” no 3 de Liszt, e a “Balada” de Debussy, e mais dois singles como compositora: “Balada” e “Florescer”.
Paulo Braga (Brasil). Pianista, compositor e arranjador, virá a Joinville com sua formação de trio, ao lado do baterista Edu Ribeiro e do baixista Bruno Migotto. Tem desenvolvido um intenso trabalho de pesquisa sobre o piano no jazz e na MPB, bem como suas fusões com a música de vanguarda. É integrante do QuartaD, do Trio Bonsai, do Trio 3-63, do duo com o guitarrista Lupa Santiago, e desde 1988, parceiro de Arrigo Barnabé. Nascido em Jundiaí, formado em piano pelo Conservatório de Tatuí, foi responsável pela criação do Departamento de Música Popular. Foi professor da Unicamp e coordenador artístico e pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo. Como professor, participou de festivais em Tatuí, Curitiba e Ourinhos e ministrou workshops na Juilliard School, em Nova York. Participou como curador do Prêmio Visa Instrumental, Itaú – Rumos, Jam SESC, Festival Brasil Instrumental, Mostra de Piano na Casa de Francisca, IlhaBela in Jazz, Festival Moacir Santos. Atuou como solista à frente da Banda Sinfônica e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Royal Philharmonic Concert Orchestra, Camerata Villa-Lobos, Camerata Antiqua de Curitiba, entre outras.
Eudóxia De Barros (Brasil). Abdicou de uma promissora carreira internacional para levar a música a todas as regiões brasileiras. Suas interpretações vigorosas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda, de Bach a Beethoven e a Chopin. Natural de São Paulo, desde criança deu especial atenção ao estudo de compositores brasileiros, buscando influenciar o meio artístico nacional, dizendo: “ainda hei de conseguir que todos toquem a nossa música”. Com o marido e outros compositores, fundou, em 1984, o Centro de Música Brasileira, sociedade civil que organiza concertos e concursos.
Catarina Domenici (Brasil). Pianista, compositora, pesquisadora e educadora. Professora titular do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou também como docente na Eastman School of Music. Tem bacharelado em Piano pela Unepes, mestrado e doutorado pela Eastman School of Music, além de estágio de pós-doutorado na University at Buffalo. Sua carreira inclui apresentações em diversos festivais de música contemporânea e uma consistente produção discográfica: são 18 CDs dedicados a obras contemporâneas e três álbuns digitais com composições autorais. No Pianístico, o público irá apreciar a Suíte para Flauta e Jazz Piano, do compositor francês Claude Bolling, interpretada por Catarina, pelo flautista Ayres Potthoff, pelo contrabaixista Everson Vargas, e pelo baterista Ricardo Arenhaldt.

Programação de sexta a domingo
# Eloá Gonçalves (Brasil) – 26/09, às 14h, workshop, Conservatório Belas Artes
# MultiPiano (Israel) – 26/09, às 15h, Teatro Juarez Machado
# Sandra Mohr (Brasil) – 26/09, às 19h, Rooftop Rolf Colin
# Paula Shocron (Argentina) – 26/09, às 20h30 Teatro Juarez Machado
# Eloá Gonçalves (Brasil) – 26/09, às 22h, Rooftop Rolf Colin
# Paulo Braga (Brasil) – 27/09, às 10h, workshop, Casa da Cultura
# Sandra Mohr (Brasil) – 27/09, às 14h, workshop, Casa da Cultura
# Swiss Piano Trio (Suíça) – 27/09, às 15h, Sociedade Harmonia Lyra
# Paulo Braga (Brasil) – 27/09, às 18h30, Sociedade Harmonia Lyra
# MultiPiano (Israel) – 27/09, às 20h30, Teatro Juarez Machado
# Eudóxia De Barros (Brasil) – 28/09, às 11h, Teatro Juarez Machado
# Ekaterina Derzhavina (Rússia) – 28/09, às 17h, Teatro Juarez Machado
# Catarina Domenici (Brasil) – 28/09, às 19h30, Teatro Juarez Machado

PIANOS PELA CIDADE
Sexta-feira, 26
# Kartódromo de Joinville, 11h30 às 12h30, com Arthur Bandt
# Casa do Capitão, 12h às 13h, com John Peter
# Smânia Restaurante & Eventos, 12h às 13h, com Tiago Catafesta
# Panificadora da Vila II, 12h às 13h30, com Mário Lucas de Sá, e das 16h às 17h, com John Peter
# Axia, 17h30 às 19h, com Madô
# Giuseppe Pizzeria & Restaurante, 19h30 às 22h, com Arthur Bandt

Sábado, 27
# O Sebo, 10h às 11h, com Jean Carlos dos Santos
# Smânia Restaurante & Eventos 12h às 13h, com Mário Lucas de Sá
# Café Jardim Ceci, 16h às 18, com Jean Carlos dos Santos
# Kartódromo de Joinville, 20h às 21h, com John Peter
# Giuseppe Pizzeria & Restaurante, 20h às 22h, com Madô

Motoristas com TDAH têm 2 vezes mais chance de se envolver em acidente Anterior

Motoristas com TDAH têm 2 vezes mais chance de se envolver em acidente

Infecções por Aedes aegypti elevam risco de complicações no parto Próximo

Infecções por Aedes aegypti elevam risco de complicações no parto

Deixe seu comentário