Música

Harmonia-Lyra leva ao palco espetáculo de Natal com 47 artistas em cena

  • Divulgação - Os cantores líricos Douglas Hahn e Paloma Lopez Schott integram o grande elenco de "Fantasia de Natal"

O espírito natalino que embala dezembro ganhará contornos ainda mais emocionantes em Joinville. Entre os dias 11 e 14 de dezembro, a Sociedade Harmonia-Lyra leva ao palco "Natal da Harmonia- Fantasia de Natal", um espetáculo de música lírica inovador para toda a família que mistura teatro, dança, canções tradicionais e um grande elenco de cantores e instrumentistas sob a luz da época mais mágica do ano. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site do Sympla. O evento é viabilizado por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC).

Os números já revelam a grandiosidade de “Fantasia de Natal”: são quatro solistas líricos, 12 coralistas, um ator, seis bailarinos e 22 instrumentistas, totalizando 46 artistas em cena. Além de atuar, o renomado barítono Douglas Hahn responde pela direção artística. "Nossa 'Fantasia de Natal' é mais que um espetáculo; é um convite para reacender a chama da esperança e da magia que o Natal nos oferece. Tivemos o cuidado de montar uma equipe que pudesse transmitir toda a poesia e a força desses contos, com arranjos musicais que tocarão a todos”, afirma.
O espetáculo se desenrola por meio uma fusão de narrativas, encenação teatral, dança e  tradicionais canções natalinas, todas orquestradas ao vivo. Os contos, assinados pela escritora Simone Nascimento, membro da Academia Joinvilense de Letras, se situam entre 1890 e 1910, período fielmente retratado nos figurinos e na cenografia. Já o palco será um verdadeiro portal para a fantasia, repleto de luzes, elementos natalinos e um cenário temático que convida o público a sonhar e a criar memórias afetivas inesquecíveis.
Segundo o diretor musical do espetáculo, o pianista e regente Matheus Alborguetti, “o projeto é a materialização de um sonho, onde a música e a cena se encontram para contar histórias atemporais. A parceria com Simone Nascimento foi essencial para criar um roteiro que celebra a vida, a família e a solidariedade, elementos tão caros ao espírito natalino. É uma honra ver um pedaço da minha própria jornada transformada em arte”.

Ações de formação e contrapartida

Por ser um projeto aprovado em edital do SIMDEC 2024, o "Natal da Harmonia – Fantasia de Natal" promoveu ações de formação e contrapartidas sociais que somaram 20 horas de atividades interativas com a comunidade. Entre elas, cinco palestras, de 1h40 cada, para alunos de escolas municipais, nas quais Douglas Hahn e Matheus Alborguetti desmistificaram o universo da ópera, compartilharam suas histórias de vida, experiências profissionais e o poder transformador da música. Os 167 anos de história e a influência cultural da Harmonia Lyra também foram abordados nos encontros, por parte de Aila Gama Meyer, diretora de Projetos da entidade.
Por falar na Lyra, visitas guiadas fizeram parte das ações, com alunos de quatro escolas municipais - que ganharam ônibus, lanche e uma apresentação musical exclusiva - e servidores públicos tendo uma experiência imersiva na sede da sociedade.
Para completar, a videoula "Um Músico Além de Seu Instrumento" estará em breve disponível nas plataformas digitais da Harmonia-Lyra. Ela aprofunda o tema das palestras, com Douglas, Matheus e convidados explorando as diversas possibilidades de carreira musical e o impacto da música clássica. A gravação incluiu a execução de três músicas líricas clássicas, enriquecendo a experiência e ampliando o contato dos alunos com o repertório erudito.

SERVIÇO

O QUÊ: Espetáculo “Natal da Harmonia - Fantasia de Natal”.
QUANDO: Dias 11, às 14h30 (ensaio aberto ao público), 12 e 13, às 20h, e 14 de dezembro, às 18h.
ONDE: Sociedade Harmonia-Lyra, rua 15 de Novembro, 485, Centro.
QUANTO: Gratuito. Ingressos pelo site www.sympla.com.br

Texto: Rubens Herbst


Harmonia-Lyra leva ao palco espetáculo de Natal com 47 artistas em cena Anterior

Harmonia-Lyra leva ao palco espetáculo de Natal com 47 artistas em cena

MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026 Próximo

MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026

Deixe seu comentário