Saúde

Evento 'Pró-Rim' debate sobre o futuro do transplante de órgãos reúne profissionais e estudantes da saúde em Joinville

Profissionais de hospitais e clínicas de Joinville e outras regiões do Estado de Santa Catarina, além de estudantes da área da saúde, estiveram reunidos nesta sexta-feira (27) no SIMPRÓ – Simpósio Multidisciplinar da Pró-Rim, com o tema “Transplante de Órgãos”. Durante todo o dia, os palestrantes debateram casos reais de pacientes, bem como os desafios e as nuances do transplante e da doação de órgãos no Brasil e em Santa Catarina, a sua história e as projeções para o futuro.

A palestra mais esperada do dia foi “Xenotransplantes – o futuro do transplante de órgãos”, com Tadeu Thomé, enfermeiro formado pela PUC SP, especialista em gestão em saúde pelo INSPER, mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp. Atualmente ele é CEO da XenoBrasil Biotecnologia Avançada, ligada à USP; e representa da ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Xenotransplante é uma técnica cirúrgica aonde se faz um transplante, mas com órgãos de animais geneticamente modificados. Segundo Tadeu, é uma alternativa para a escassez de órgãos de humanos. Isso porque hoje são mais de 47 mil pacientes a espera de um transplante de órgãos no Brasil, números que aumentam exponencialmente todos os anos.

“A falta de um órgão à disposição resultou, só em 2024, na morte de 3.642 pessoas que aguardavam em lista. Então, a gente imagina que o Xenotransplante vai ajudar muitas pessoas em lista de espera”, justifica Tadeu. Conforme o especialista, o Xenotransplante é um avanço nas fronteiras da medicina e representa também um avanço na biotecnologia, na engenharia genética, na medicina e os pacientes só tem a ganhar com isso.

Além do Xenotransplante, outras palestras chamaram a atenção dos participantes. Uma delas foi a “SC Transplantes – O papel do Estado na Logística do Transplante de Órgãos”, com Joel de Andrade, coordenador estadual de Transplantes de SC. Outra ministração foi coordenada pelas farmacêuticas Rafael Sierth (Pró-Rim), Graciele Gonçalves (Farmácia Escola) e Zeliana Nunes (Associação Renal Vida). Elas falaram sobre a “Atuação do Farmacêutico no Transplante”.

A equipe multidisciplinar do setor de transplantes da Fundação Pró-Rim – nutricionista Jyana Gomes Morais, enfermeira Denise Bizzi Guterres, assistente social Juliana Preis e psicóloga Rosa Maria Gasparino da Silva abordaram a atuação das diferentes especialidades para o sucesso do pré e pós-transplante.

O advogado e presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, falou sobre “Perspectivas jurídicas sobre transplante e doação de órgãos”. A médica nefrologista dra. Stephanie Santana e o médico urologista dr. Jean Guterres explanaram sobre “Perspectivas clínicas no pré e pós-transplante de pacientes em hemodiálise e diálise peritoneal”.

“Reunir tantos especialistas e saber que com esses debates podemos garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente, bem como uma sobrevida é muito satisfatório. O evento foi um sucesso e já estamos de olho na próxima edição”, comemora Maycon, presidente da Pró-Rim.


O sábado será de sol e calor. Já o domingo terá chuva em Santa Catarina Anterior

O sábado será de sol e calor. Já o domingo terá chuva em Santa Catarina

STF julgará vínculo trabalhista de motoristas e entregadores Próximo

STF julgará vínculo trabalhista de motoristas e entregadores

Deixe seu comentário