80 anos da Reinstalação da JE em SC são celebrados com homenagens e olhar para o futuro

Entidades parceiras, servidores e ex-presidentes foram reconhecidos por mérito eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), celebrou os 80 anos de Reinstalação da Justiça Eleitoral no estado com evento solene. A cerimônia aconteceu na sala de sessões Ministro Teori Zavascki, no TJSC, nesta quarta-feira (23).  

Para evidenciar a retomada da Justiça Eleitoral em Santa Catarina em 1945, 60 homenagens foram distribuídas pelo TRE-SC, direcionadas a entidades parceiras e pessoas que colaboraram diretamente para consolidar o exercício da democracia no estado. 

Apesar da Justiça Eleitoral ter sido instaurada em 1932 — a partir do Código Eleitoral nº 21.076 do mesmo ano —, ela foi extinta pela Constituição de 1937, durante o regime de exceção. A reinstalação se deu 8 anos depois, a partir da promulgação da Lei Agamenon, em 28 de maio de 1945. Com essa lei, a Justiça Eleitoral foi restaurada como órgão do Poder Judiciário e, em 7 de junho do mesmo ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina foi reinstalado. 

Para celebrar a história desses 80 anos, o evento reproduziu o vídeo institucional sobre os Espaços de Memória do TRE-SC. Confira abaixo: 

O evento no TJSC também lançou o Selo Comemorativo aos 80 anos de Reinstalação da Justiça Eleitoral, aplicado aos certificados de Mérito Eleitoral. 

Homenagens 

Ao todo, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou 60 homenagens.  Elas foram divididas em 58 Certificados de Mérito Eleitoral — às entidades parceiras; servidores; requisitados e aposentados; e ex-presidentes (ver relação completa abaixo) - e duas medalhas.

Grande parte das entidades parceiras homenageadas compõe o Gabinete de Pronta Resposta (GPR), que consiste em instituições comprometidas a uma resposta imediata em ocorrências durante as eleições. Já as homenagens nominais foram destinadas aos servidores que dedicaram suas vidas ao trabalho na Justiça Eleitoral e ex-presidentes do TRE-SC. 

O Regional também entregou duas Medalhas de Mérito Eleitoral.  A primeira medalha foi destinada à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), nomeada ao presidente da instituição, o deputado Júlio Garcia, mas recebida pelo deputado Mário Motta. A segunda medalha foi destinada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com representação do presidente da instituição, o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto. 

Em uma ação surpresa, o presidente do TRE-SC, Carlos Alberto Civinski, reservou um momento especial do evento para homenagear o diretor-geral do Regional, Gonsalo Agostini Ribeiro, com um Certificado de Mérito Eleitoral. Segundo o presidente, o servidor fez a Justiça Eleitoral de Santa Catarina o que ela é hoje. 

“Gonsalo, você que organizou tantas homenagens, hoje é você que recebe esse prêmio. Porque esses 80 anos da Reinstalação da Justiça Eleitoral teve, em grande parte, sua presença, sua dedicação, e que hoje é contemplada”, complementou Civinski. 

Manifestações em homenagem aos 80 anos

Dentre os homenageados, o deputado Mario Motta, representando o presidente da ALESC, Julio Garcia, agradeceu a Medalha de Mérito Eleitoral destacando a trajetória da Justiça Eleitoral brasileira: “Celebrar hoje essas oito décadas é reconhecer a importância dessa trajetória, marcada por resiliência, compromisso institucional e respeito à vontade popular. Que essa data nos inspire a seguir promovendo o diálogo, a responsabilidade coletiva e o compromisso com o interesse público”. 

A história da Justiça Eleitoral e da democracia brasileira também foi evidenciada pelo desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do TJSC e responsável por receber a Medalha de Mérito Eleitoral em nome da instituição. “A democracia nunca foi tão forte como é hoje. E boa parte da força vem da história”, complementou.

A importância da defesa da Constituição e a permanência do governo democrático foram evidenciadas por Juliano Mandell, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de SC: “A nossa democracia tem sido testada por discursos radicais, tentativas de deslegitimação do processo eleitoral e da atuação institucional e diante deste cenário é dever de todas as instituições, sejam civis ou militares, reafirmar o seu compromisso com a legalidade. A OAB segue comprometida em ser parceira ativa da Justiça Eleitoral”. 

Já Márcio Luiz Fogaça Vicari, Procurador-Geral do Estado, representando o Governador de SC, Jorginho Mello, afirmou que a Justiça Eleitoral cumpre uma função única dentre as instituições brasileiras: “Ela faz o papel de mediadora da distribuição daquilo que é o poder ou a força mais importante da estrutura constitucional brasileira”. 

Para além do papel da Justiça Eleitoral na garantia da democracia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Herneus João De Nadal, afirmou que o TRE-SC é referência em gestão, boas práticas e pela firmeza que assegura à lisura dos processos eleitorais. “Que esta homenagem seja também um incentivo para que sigamos firmes em nossa missão constitucional, fortalecendo a confiança da sociedade nas instituições públicas e trabalhando juntos por um estado cada vez mais ético, democrático e cidadão”, finalizou. 

Outro homenageado com o Certificado de Mérito Eleitoral foi o ex-presidente do TRE-SC, o desembargador Francisco Xavier Medeiros Vieira, que agradeceu também o reconhecimento dos servidores nesses 80 anos de reconstrução da cidadania do Brasil. “Eu fico pensando assim, como é bom, apesar dos transcurso do tempo, termos sonhos. Eu me lembro do grande Eduardo Galeano, quando ele perguntava: ‘De que valem os sonhos? De que valem as esperanças? Se eu caminho 50 passos, 100 passos, 200 passos e o horizonte se afasta na mesma proporção.’ E ele mesmo respondeu: ‘Serve exatamente para isso, serve para caminhar’. É isso que nós estamos fazendo”, contou.

Ao final das homenagens, o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, fez um resgate histórico do TRE-SC e destacou a importância do trabalho conjunto para a construção do futuro da Justiça Eleitoral do estado. 

“Embora possa ser mais rápido agir individualmente, a jornada conjunta a outras pessoas propicia apoio, motivação e resistência para superar obstáculos e chegar mais longe. Com essa reflexão, eu queria agradecer a todos os nossos convidados e dizer que buscamos homenagear todos que nos trouxeram até aqui, nos deram segurança para realizar, sempre, eleições limpas, justas, e devidamente reconhecidas pela sociedade catarinense. Juntos, iremos muito mais longe do que esses 80 anos de Reinstalação da Justiça Eleitoral”, encerrou.

Assinatura do Termo de Cooperação entre TRE-SC e TJSC

Simbolizando a aproximação entre as instituições, a solenidade reservou um momento para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre TRE-SC e TJSC para que os Cartórios Eleitorais possam ser abrigados nos espaços físicos dos Fóruns do Poder Judiciário Estadual.

O termo foi assinado pelo desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do TRE-SC; o desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente do TJSC; e a juíza Janiara Maldaner Corbetta. 

Autoridades da Mesa de Honra

Para celebrar e conduzir a solenidade dos 80 anos da Reinstalação da Justiça Eleitoral, uma mesa de honra foi composta por autoridades. Ao centro da mesa, o desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do TRE-SC e, ao seu lado, estiveram presentes: desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente do TJSC; Márcio Vicari, da Procuradoria Geral do Estado, representando o Governador do Estado, Jorginho Mello; deputado Mário Motta, representando a presidência da ALESC; Herneus de Nadau, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC); Procurador-Regional-Eleitoral, Cláudio Valentin Cristani. 

Ainda, João Batista Pinto Silveira, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Reginal (TRF4);  Subprocurador-Geral Andreas Eisele, representando o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC); Coronel PM Jofrey Santos da Silva, Sub-Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, representando o Comandante-Geral; juíza Janiara Maldaner Corbetta, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC); Juliano Mandelli Moreira, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Santa Catarina (OAB/SC); e, Gonsalo Agostini Ribeiro, diretor-geral do TRE-SC.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente e corregedor do Regional, Carlos Roberto da Silva, assim como juízes titulares e substitutos do Pleno e demais autoridades. 

Lista completa de Homenageados com Certificado de Mérito Eleitoral

Entidades parceiras: 

  • 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, com representação de Gelson de Souza
  • Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) em Santa Catarina, com representação de Mariana Morosini Muller
  • Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), com representação de Fábio Bigolin
  • Associação dos Jornais Diários do Interior de Santa Catarina, com representação de Marcus Vinicius Signor
  • Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI), com representação de José Roberto Deschamps
  • Associação dos Magistrados Catarinenses, com representação de Janiara Maldaner Corbetta
  • Comando da Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis (GUARNAE-FL), com representação do Tenente-Coronel Aviador Tales Araújo Dias; 
  • Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com representação de Coronel Fabiano de Souza
  • Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, com representação de Ronaldo Francisco
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, com representação de Dirceu Leite 
  • Guarda Municipal de Florianópolis, com representação de Andrey de Souza Vieira;
  • Ministério Público de Santa Catarina, com representação de Andreas Eisele
  • Polícia Científica do Estado de Santa Catarina, com representação de Andressa Boer Fronza
  • Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, com representação de Marcelo Sampaio Nogueira
  • Polícia Militar de Santa Catarina, com representação do Coronel Emerson Fernandes
  • Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, com representação de Mário Hildebrandt
  • Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, com representação do Coronel Flávio Rogério Pereira Graff
  • Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina, com representação de Manoel Fernandes Bitencourt
  • Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, com representação de Ana Carolina Mendonça Oliveira
  • Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, com representação de Herneus De Nadal

Parceiros de outras instituições

  • André Luiz Bernardi, Coordenador de Inovação e Empreendedorismo Corporativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC)
  • Marcelo Mendes, Secretário Adjunto da Casa Civil do Estado de Santa Catarina

Servidores no quadro ativo:

  • Teresinha Batista Nunes Orth 
  • Gonsalo André Agostini Ribeiro 

Servidores requisitados: 

  • Alan Henrique Martins
  • Alessandra Martins
  • André Luiz Conceição
  • Carlos Roberto de Abreu
  • Carolina Cerbato
  • Clades Lenir Kenzler
  • Deise Rovea Alberti
  • Dinerei Cristina Vieira Pereira
  • Elisangela Furtado Rabelo
  • Gabriel Andrey Michelotto
  • Humberto Moretto 
  • Ismael Strada
  • Jacira de Fátima Corneo Sehnem
  • Jeferson Guilherme Georg
  • Jorge José Timboni
  • Juliana Krinke Atanazio dos Santos
  • Laercio Budny
  • Lindacir Campeol Santin
  • Loeri Machado
  • Luís Henrique Kuntz
  • Márcia Regina Cadorin de Castilho
  • Maria Aparecida Malaquias
  • Marisabel Nienkoetter Oenning Danielski
  • Max Wille da Silva
  • Noemi Popenke
  • Odenir Dagostim
  • Simoni Krobel
  • Tiago Bittencourt Pereira
  • Vilson José Hillesheim
  • Vivian de Mendonça Pepolim

Servidores aposentados

  • Ady Brigido Silva
  • Marnes Filgueira de Carvalho Júnior 

Ex-presidentes 

  • Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho
  • Desembargador Francisco Xavier Medeiros Vieira


 


Gaeco desmonta golpe contra aposentados operação Anterior

Gaeco desmonta golpe contra aposentados operação "Entre Lobos" vítimas devem denunciar

Programação gratuita no fim de semana aquece para o 7º ANIMANECO em Joinville Próximo

Programação gratuita no fim de semana aquece para o 7º ANIMANECO em Joinville

Deixe seu comentário