Cidade das Águas se torna palco aberto do maior festival de dança do mundo
Programação gratuita no fim de semana aquece para o 7º ANIMANECO em Joinville
-
Divulgação - Bonecos gigantes retratam pessoas e figuras folclóricas de Joinville
O 7º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos, maior evento de teatro de animação do país, está chegando. Entre 14 e 24 de agosto, dezenas de atrações vão percorrer três cidades do Norte catarinense, mas antes, Joinville terá um gostinho do festival com duas ações de “aquecimento” produzidas pela Essaé Cia., iniciando nesta fim de semana: a circulação de caixas de teatro lambe-lambe e apresentação dos Bonecos Gigantes de Joinville. As duas programações são gratuitas.
As quatro caixas de lambe-lambe da Essaé Cia. começam o tour por Joinville na tarde de sexta-feira (25), no CEU Aventureiro, e depois passam pelo Museu de Arte de Joinville (MAJ), no dia 3 de agosto, e pela Feira do Príncipe, nos dias 9 e 10 do próximo mês. Os teatros em miniatura, apresentados a um espectador por vez, se dividem em quatro histórias: “Cripta”, criada em 2004 pelo grande bonequeiro catarinense Sérgio Tastaldi; “Asas”, inspirada num conto de Borges de Garuva; “Rosa”, adaptada de um conto do escritor Jura Arruda; e “Sal”, que fala de empoderamento feminino.
Já os bonecos gigantes de Joinville se apresentam primeiro no domingo (27), no CEU Aventureiro, e depois ficam expostos n’O Farol (antiga prefeitura) entre 28 de julho e 12 de agosto. As dez figuras de grande estatura foram criadas neste ano pela Essaé e fizeram sua primeira aparição no Carnaval de Joinville, em fevereiro, como Bloco do Neco Maneco, mascote do Animaneco.
Inspirados nos bonecos gigantes de São Francisco do Sul, eles retratam pessoas e personagens folclóricos da nossa cidade: o músico Mestre Bera, Dona Fioca, fundadora da Sociedade Kenia, a Rosa do Pé Inchado, o Chapeludo, Dona Margarida, a vendedora de pipoca, o Moço Bonita do Baile, a Nova da Ponte, a bailarina, o trabalhador da indústria e, claro, o Neco Maneco.
Circulação das caixas de lambe-lambe*
Data: 25 de julho, sexta
Local: Céu Aventureiro, rua Theonesto Westrupp, 627, Aventureiro
Horário: das 15h às 17h
Data: 3 de agosto, domingo
Local: Museu de Arte de Joinville, rua 15 de Novembro, 1.400, Centro
Horário: das 10h às 12h
Data: 9 e 10 de agosto, sábado e domingo
Local: Feira do Príncipe, rua do Príncipe.
Horário: das 10h às 12h
Bonecos gigantes de Joinville*
Data: 27 de julho, domingo
Local: Céu Aventureiro, rua Theonesto Westrupp, 627, Aventureiro
Horário: das 15h às 16h
Data: de 28 de julho a 12 de agosto
Local: O Farol, rua Max Colin, 550, América.
Horário: Comercial
* Programação gratuita.
Texto: Rubens Herbst
Deixe seu comentário