Mudanças no trânsito de Joinville beneficiam moradores de São Francisco do Sul e demais cidades

As recentes alterações viárias promovidas pela Prefeitura de Joinville não apenas têm melhorado a mobilidade urbana para quem vive na maior cidade de Santa Catarina, como também trazem impactos positivos para milhares de moradores de municípios vizinhos, como São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Araquari.

Essas cidades formam a região metropolitana de Joinville e dependem diretamente da infraestrutura da cidade para acessar serviços essenciais como saúde, educação, comércio e oportunidades de trabalho.

Com a implantação do binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga, por exemplo, já foram economizadas mais de 100 mil horas em deslocamentos por ano. A redução média no tempo das viagens chega a 17,5% nos horários de pico, segundo dados do Waze e do monitoramento da prefeitura. A melhoria é percebida também nos rankings de trânsito: a rua Coronel Procópio Gomes caiu da 10ª para a 445ª posição entre as vias com mais congestionamento em Joinville.

Outro exemplo de intervenção bem-sucedida foi a transformação de uma quadra na região Norte, formada pelas ruas Rezende, Armando Salles, Piratuba e Tenente Antônio João, em uma rotatória de mão única. A medida reduziu em mais de 36% o tempo de deslocamento dos automóveis e melhorou em cerca de 33% a fluidez do transporte coletivo.

Essas melhorias são resultado da adoção de tecnologias de ponta, como drones, inteligência artificial e o uso de um “gêmeo digital” da cidade, construído com o software da Agência Espacial Alemã. A estratégia de Smart Mobility aplicada em Joinville tem possibilitado maior precisão nos estudos e eficácia nas intervenções.

Além de beneficiar os joinvilenses, essas mudanças no sistema viário facilitam a vida de quem vem de outras cidades todos os dias em busca de atendimento médico, estudo, trabalho ou serviços diversos em Joinville. “Essa melhora no fluxo e no ganho de mais de 30% nos tempos de deslocamento mostra mais uma vez que os estudos que são realizados pelas nossas equipes realmente funcionam quando são postos em prática”, afirma o diretor-presidente do Departamento de Trânsito de Joinville, Paulo Rogério Rigo.

O plano de mobilidade integrado da região Sul-Sudeste-Leste ainda inclui grandes obras já entregues, como as pontes Harald Karmann e Albertinho Bornschein, e a Ponte Joinville, que está em construção. Também está em fase de licitação a duplicação do trecho final da avenida Santos Dumont, que trará mais uma alternativa eficiente para o tráfego na região Norte.

Com essas ações, Joinville se consolida como uma referência nacional em mobilidade urbana, beneficiando não apenas seus habitantes, mas também os milhares de catarinenses que se deslocam diariamente de outras cidades para a maior metrópole do Norte do Estado.

Obs: Texto 'Jornalista Margaret Paim' com base no release da Prefeitura Municipal de Joinville sobre o tema. 


São Francisco do Sul abre inscrições para expositores e autores da 11ª Feira do Livro Anterior

São Francisco do Sul abre inscrições para expositores e autores da 11ª Feira do Livro

Joinville recebe jornalistas nacionais em ação de promoção turística da cidade Próximo

Joinville recebe jornalistas nacionais em ação de promoção turística da cidade

Deixe seu comentário