Vice-governadora defende parceria com instituições de ensino superior no combate à violência contra as mulheres
-
Fotos: Roberto Zacarias/Secom -
A vice-governadora Marilisa Boehm defendeu a parceria de instituições de ensino superior públicas e privadas com o governo do Estado para o enfrentamento da violência contra a mulher. No evento de comemoração dos 25 anos do Centro Universitário Estácio SC, na cidade de São José, na noite desta terça-feira, 19, ela destacou que uma das mais fortes ações para a transformação da sociedade é a educação.
Com base na experiência de quase três décadas como delegada de Polícia Civil em Joinville, onde fundou a primeira Delegacia da Mulher no maior município catarinense, Marilisa afirma que o problema é uma questão cultural. “E para a gente acabar com isso, só por meio da educação, desde nossas crianças até os adultos. Isso é algo que o nosso governador Jorginho Mello tem reafirmado em cada ação do Governo do Estado: o valor inegociável da educação como instrumento de transformação social e desenvolvimento humano. Acreditamos que investir em educação é investir no futuro de Santa Catarina e do Brasil”, afirmou.
Segundo a vice-governadora, o governo catarinense vê a estratégia como elemento essencial não só para o desenvolvimento em geral, mas para a equidade de gêneros. “Isso está bem claro no Plano Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, que lançamos no último dia 12. Um dos eixos da iniciativa é a prevenção por meio da educação, com a inclusão do tema tanto nas escolas da rede pública de ensino quanto na formação das nossas Forças de Segurança”, explicou. E a presença do tema nas universidades – por meio da conscientização de homens, da informação às mulheres sobre seus direitos e de atividades acadêmicas de pesquisa e extensão – é um complemento fundamental para as ações realizadas do governo, dos poderes Legislativo e Judiciário e de toda a sociedade.
Homenagem
Ainda durante o evento, a vice-governadora Marilisa Boehm foi homenageada por sua relevância dentro do cenário político e por seu exemplo e sua trajetória como defensora das mulheres. “Quero agradecer, de forma muito especial, a homenagem que hoje recebo desta instituição. Sinto-me honrada e profundamente grata. Esta homenagem não é apenas para mim, mas para todas as mulheres e homens que acreditam no poder da educação como caminho de oportunidades. Recebo este reconhecimento com humildade e com a responsabilidade de continuar servindo ao povo catarinense, com coragem, dedicação e compromisso”, comentou.
Também integrante do Governo do Estado, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, foi homenageado. Egresso do Centro Universitário Estácio SC, ele e a vice-governadora foram incluídos no grupo de funcionários, professores, ex-alunos e personalidades que desenvolvem um trabalho importante para o Estado.
Demais homenageados:
Alice Kuerten – Presidente do Instituto Guga Kuerten
Elaisa Stocco – Funcionária com mais de 20 anos de atuação na Instituição
Emanuel Soares – Jornalista – Ex-aluno
Fábio Machado – Funcionário com mais de 20 anos de atuação
Gabriel Redante – Empresário – Ex-aluno
Jaime Aleixo – Empresário
Jaison Teixeira – Funcionário com mais de 20 anos de atuação na Instituição
Márcia Alves – Professora com mais de 20 anos de atuação na Instituição
Maria da Silva – Funcionário com mais de 20 anos de atuação na Instituição
Mariana Goulart – Professora – ex-aluna
Moacir Serpa – Decano dos professores
Nelson Cardoso – Coordenador de curso – ex-aluno
Orvino Coelho de Ávila – Prefeito de São José
Rafael Dallagnhol – Professor com mais de 20 anos de atuação na Instituição
Regina Zandomênico – Professora com mais de 20 anos de atuação na Instituição
Tatiani Nunes – Funcionária com mais de 20 anos de atuação na Instituição
Tatiani Sousa – Coordenadora de curso – ex-aluna
Wilson Ricardo – Funcionário com mais de 20 anos de atuação na Instituição
Deixe seu comentário