Novas regras do Seguro-Defeso impactam pescadores de São Francisco do Sul e região
Em reunião nesta terça-feira (9) com o superintendente em Santa Catarina Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Amauri Sousa Lima, o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) reiterou a necessidade da duplicação da BR-280, trecho entre a BR-101 e o porto de São Francisco do Sul.
Amauri se comprometeu a fazer o processo licitatório até o final deste ano e com o início das obras no primeiro semestre de 2026. Padre Pedro pediu e o superintendente aceitou priorizar o trecho da BR-101 até a entrada de Barra do Sul. Na reunião na Superintendência do Dnit o deputado estava acompanhado pelo assessor e ex-deputado estadual Francisco de Assis Nunes.
“A BR-280 tem movimento intenso por ser rota para o porto de São Francisco e também para os trabalhadores de Joinville e Araquari que se deslocam para aquela região, onde há grande número de indústrias. Nos últimos anos inúmeras empresas e indústrias se instalaram ali, em Araquari, o que faz com que o fluxo de pessoas e veículos seja muito intenso”, disse Padre Pedro.
“Neste trecho está localizado o Instituto Federal Catarinense (IFC), o que faz também que muitos estudantes circulem pela área. Recentemente houve ali um acidente com morte”, disse Francisco de Assis.
Na sessão desta terça-feira (9) a Assembleia Legislativa aprovou duas moções do deputado Padre Pedro sobre a questão. A primeira apela ao presidente Lula, ao ministro dos Transportes Renan Filho e ao superintendente do Dnit em SC Amauri Lima, para que se esforcem pela retomada e conclusão da duplicação da BR-280 até o porto de São Francisco do Sul.
Na outra moção, Padre Pedro requer ao ministro Renan Filho e ao diretor geral do Dnit Fabrício de Oliveira Galvão que viabilizem a construção de uma passarela de pedestres na BR-280 em frente ao campus do IFC em Araquari.
Deixe seu comentário