Cultura

Filme “Marinheiro das Montanhas” de Karim Aïnouz será exibido na Galeria 33 nesta quarta (6)

  • Divulgação -

Ovacionado na edição de 2021 do Festival de Cannes, o projeto mergulha nas raízes argelinas do cineasta

O longa-metragem “Marinheiro das Montanhas”, do cineasta Karim Aïnouz, será exibido nesta quarta-feira, 6 de dezembro, na sala de cinema da Galeria 33, com entrada gratuita. A produção integrou a programação de importantes festivais ao redor do mundo, incluindo uma aclamada passagem por Cannes, em 2021. O documentário narra a jornada do cineasta pela Argélia, onde investiga a história do pai, um homem que só conheceu por fotografias, para compreender as suas próprias origens. 

“É um filme íntimo, delicado e quase experimental, espero que o público embarque nele de corpo e alma”, afirma Aïnouz.

Sobre Marinheiro das Montanhas

“Marinheiro das Montanhas” é um diário de bordo realizado na primeira viagem do cineasta ao país de origem de seu pai, a Argélia. O processo de conclusão do projeto se deu durante a pandemia, quando o diretor se debruçou sobre o material filmado em janeiro de 2019, data da sua travessia de barco pelo Mar Mediterrâneo até o país, antes de seguir até Cordilheira do Atlas, no norte da nação africana.

“Com ‘Marinheiro das Montanhas’, eu quis correr o risco que a maturidade e a experiência me permitem. Antes de tudo, um risco artístico ao me distanciar do que sei, abrindo o projeto ao inesperado. O risco também de me ver enfrentando minhas origens”, reflete Karim.

O documentário é todo narrado por Karim, em forma de uma carta para a já falecida mãe, Iracema, que ocupa o lugar de uma companheira imaginária de viagem. Enquanto relata e comenta episódios da jornada, reativa memórias familiares e revela os muitos sentimentos contraditórios que marcam o seu percurso. 

Do susto no desembarque – quando, pela primeira vez na vida, não precisou soletrar o nome – até a chegada na aldeia onde seu pai nasceu e foi criado, o diretor expressa com honestidade as suas impressões e descobertas na viagem ao país africano. 

O longa é uma produção da VideoFilmes, com coprodução da Globo Filmes, Globo News, em associação com MPM Film, Big Sister, Watchmen e Cinema Inflamável, e distribuição da Gullane. ‘Marinheiro das Montanhas’ conta ainda com a colaboração do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica que, através do programa Brasil no Mundo, apoiou a participação do filme na 74ª edição do Festival de Cannes.

Esta ação faz parte do Projeto Joinville+Cult Projeto 9906-120405 Incentivado pela FCC/SC através do Mecenato Estadual PIC/SC Saiba mais em: https://www.galeria33.com/joinvillecult 

Agende-se 

O que: Longa “Marinheiro das Montanhas”

Quando: 6 de dezembro, 20h 

Onde: Sala de Cinema, Galeria 33, Joinville - Rua Bento Gonçalves, 33 Glória, Joinville

Entrada Gratuita através do link: https://www.sympla.com.br/evento/3-mostra-de-cinema-joinville-cult/2265848?referrer=www.google.com

 

Filme “Marinheiro das Montanhas” de Karim Aïnouz será exibido na Galeria 33 nesta quarta (6) Anterior

Filme “Marinheiro das Montanhas” de Karim Aïnouz será exibido na Galeria 33 nesta quarta (6)

Exposição Próximo

Exposição "Visões Catarinenses" estreia em Joinville

Deixe seu comentário