Águas de São Francisco do Sul esclarece dúvidas entre rede pluvial e rede de esgoto

Muitas pessoas confundem as redes de drenagem e de esgotamento sanitário e acabam utilizando os sistemas de forma errada. O resultado é um conjunto de problemas para a cidade e para a saúde da população, principalmente com a chegada do período chuvoso. A confusão e o mau uso provocam problemas na operação dos sistemas e podem causar doenças e poluição de rios, lagos e praias.

De acordo com especialistas da Águas de São Francisco do Sul, a água da chuva é direcionada para a rede de drenagem, de responsabilidade da prefeitura, e o destino dessa rede é algum manancial, como lagoas, rios ou praias. Já o esgoto é coletado por uma rede separada e o destino final é uma estação de tratamento.

A má utilização da rede de drenagem pluvial e da rede coletora de esgoto traz sérios problemas para a população, especialmente durante o período de chuvas. O esgoto domiciliar é coletado in natura por uma rede separada e direcionado até uma estação de tratamento. Depois de tratado, ele é devolvido ao meio ambiente, sem riscos de poluir os mananciais.

A ligação de esgoto na rede de drenagem traz prejuízos para a população e para o meio ambiente. Quando isso ocorre, a rede drenagem lança o esgoto sem tratamento no mar, em rios e lagos, além de provocar mau cheiro nas vias públicas proveniente dos bueiros. Já o lançamento indevido de água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar extravasamentos, o retorno de esgoto nas residências e nos poços de visita, que dão acesso às redes de serviço subterrâneas.

 

Isso ocorre porque a tubulação de esgoto foi dimensionada para receber somente esgoto e não suporta o volume do efluente doméstico misturado à água da chuva. Como não existe conexão entre as duas redes, os imóveis não podem canalizar a água da chuva para a rede de esgoto A água da chuva jogada irregularmente empurra o esgoto para as ruas e para os mananciais que abastecem as cidades, quando a população faz a ligação de rede de esgoto na rede de drenagem.  

Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no face book https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/ .

Águas de São Francisco do Sul esclarece dúvidas entre rede pluvial e rede de esgoto Anterior

Águas de São Francisco do Sul esclarece dúvidas entre rede pluvial e rede de esgoto

São Francisco do Sul entrega mais 48 matrículas do Programa Lar Legal Próximo

São Francisco do Sul entrega mais 48 matrículas do Programa Lar Legal

Deixe seu comentário