SCGÁS reduz tarifas de gás natural em Santa Catarina com impacto médio de 7,15%

Presidente da SCGás, Otmar Muller, comenta o assunto

A SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) iniciou nesta terça-feira, 01 de julho, a aplicação de novas tarifas de gás natural com redução média de 7,15%, conforme autorizado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) por meio da Resolução nº 340, de 25 de junho. A medida, que vale pelos próximos seis meses, reflete a queda nos custos de aquisição do insumo e a redução de despesas operacionais da distribuidora.
De acordo com o presidente da SCGÁS, Otmar Muller, o movimento representa um avanço para o setor produtivo catarinense. “Essa redução é decorrente da queda nos custos de aquisição do gás e também pela redução dos gastos da operação de distribuição praticada pela SCGÁS. Com essa redução, atingimos um total de 19% de queda nas tarifas nos dois últimos anos”, afirmou Muller.
O presidente também destacou que os preços praticados em Santa Catarina voltam a ser mais competitivos do que os do estado de São Paulo. “Nós voltamos a ter preços 5,6% inferiores aos do estado de São Paulo. Com uma redução de 8,2%, estimula-se a retomada do volume consumido e, assim, gerando um movimento positivo de ganho de produtividade”, acrescentou.

A nova tabela tarifária apresenta reduções diferenciadas conforme o segmento de consumo. Os principais percentuais de queda são:
* Comercial: -10,03%
* Veicular (GNV): -8,24%
* Industrial: -7,59%
* Residencial: -6,69%
* Mercado Livre: -6,61%
Apesar da redução, Muller ressaltou a importância da continuidade dos esforços junto ao governo federal para ampliar a competitividade do insumo. “Entendemos que ainda há espaços para recuperar. É necessária a continuidade dos nossos esforços junto às autoridades do governo federal para retornarmos aos preços que nós já tivemos em anos anteriores”, disse.
A tarifa é composta por diferentes componentes, incluindo o preço do gás, o transporte e os encargos de distribuição. Os valores são atualizados mensalmente, conforme previsto nas regras de regulação da ARESC.


Estudo aponta que brasileiros associam clima extremo às mudanças climáticas Anterior

Estudo aponta que brasileiros associam clima extremo às mudanças climáticas

Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje Próximo

Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

Deixe seu comentário