Teatro

Espetáculo sobre autismo e respeito às diferenças abre maratona do 7º ANIMANECO

  • Divulgação - "Azul", da Cia. Talagadá (RJ), conta a história de uma menina que aprende a interagir com o irmãozinho

O 7º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos, maior evento de teatro de formas animadas do Brasil, começa nesta quinta-feira (14) sua maratona de mais 11 dias celebrando a criatividade, a alegria e as expressões artísticas do Brasil e do exterior. Serão mais de 170 apresentações em Joinville, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, além de oficinas, exposições e seminário. A programação, que é toda gratuita, abre oficialmente às 20h, no Teatro Juarez Machado, com o espetáculo carioca “Azul”, mas outras três atrações compõem o dia de estreia.

“Azul” é um trabalho da premiada Artesanal Cia. de Teatro (RJ), há quase 30 anos na estrada. O grupo utiliza máscaras e bonecos para contar a história da menina Violeta, que espera ansiosa a chegada do irmãozinho. Quando ele nasce, fica frustrada com a atenção dispensada pelos ao bebê. Com o passar do tempo, Violeta descobre, junto com a família, as peculiaridades do Azul, e que a música é um ótimo meio de interagir com o irmão. Assim, de maneira leve e lúdica, o espetáculo aborda o espectro autista e o respeito à diversidade.
Antes de “Azul”, às 19h, o foyer do Teatro Juarez Machado é palco da performance “As Pílulas Literárias da Musa”, da atriz paulistana Nina Vogel. Numa ode às palavras, ela encena com um figurino criado a partir de recortes de textos, costurando diferentes idiomas e texturas, convidando assim o público para entrar em contato com a musa inspiradora.
O tradicional cortejo de abertura, com a participação de diversos artistas que integram o elenco do festival, sai às 15h da praça da Biblioteca Municipal e circula pelo centro de Joinville. Perto dali, na Travessa Bachmann, o grupo De Pernas pro Ar (Canoas/RS) se apresenta às 16h com “Mira, Extraordinárias Diferenças, Sutis Igualdades”. O espetáculo infantil de bonecos gigantes é livremente inspirado nas obras do artista espanhol Joan Miró, e traz um olhar agigantado sobre nossas mais puras relações infantis, que se revelam por meio das brincadeiras populares.
Até o dia 24, quase 20 espaços de Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco recebem a programação do 7º ANIMANECO. Além de 16 espetáculos, performances, caixas de teatro-lambe, oficinas, seminário e três exposições estão na agenda do festival. Doze Estados e oito países estão representados, celebrando, por meio das diversas expressões que compõem o teatro de formas animadas, a criatividade que caracteriza esse universo cênico. A programação completa está em www.animane.com.br e no Instagram @animanecojoinville.
O 7º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos é um projeto cultural realizado pela Essaé Produções Ltda, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o Incentivo das empresas: Bistek Supermercados, Tirol Alimentos, Tigre SA, Urbano Alimentos, Condor SA, Siedschlag Embalagens e Celesc. Também possui recursos do Circuito Catarinense de Cultura da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc.

 SERVIÇO

Quinta-feira, dia 14

15h
Cortejo de bonecos
Local: saída da praça da Biblioteca Municipal
16h
Espetáculo “Mira, Extraordinárias Diferenças, Sutis Igualdades”, Grupo De Pernas pro Ar (Canoas/RS). Gratuito.
Local: Travessa Bachmann, no Centro.
19h
Performance “As Pílulas Literárias da Musa”. de Nina Vogel. Gratuito.
Local: Foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos
20h
Espetáculo “Azul”, da Artesanal Cia. de Teatro.
Local: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos. Gratuito. Ingressos pelo 
www.enjoyticket.com.br ou 1h antes do início do espetáculo, conforme disponibilidade. Sugere-se a doação de 1kg de alimento, que será repassado ao Programa Mesa Brasil do Sesc.

Texto: Rubens Herbst




Projeto da ArcelorMittal promove espetáculos gratuitos em três cidades do Norte catarinense Anterior

Projeto da ArcelorMittal promove espetáculos gratuitos em três cidades do Norte catarinense

Pesquisa inédita revela que 9 em cada 10 catarinenses se declaram felizes e 84% estão satisfeitos com a vida atual Próximo

Pesquisa inédita revela que 9 em cada 10 catarinenses se declaram felizes e 84% estão satisfeitos com a vida atual

Deixe seu comentário