Espetáculo sobre autismo e respeito às diferenças abre maratona do 7º ANIMANECO
-
Divulgação - "Azul", da Cia. Talagadá (RJ), conta a história de uma menina que aprende a interagir com o irmãozinho
O 7º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos, maior evento de teatro de formas animadas do Brasil, começa nesta quinta-feira (14) sua maratona de mais 11 dias celebrando a criatividade, a alegria e as expressões artísticas do Brasil e do exterior. Serão mais de 170 apresentações em Joinville, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, além de oficinas, exposições e seminário. A programação, que é toda gratuita, abre oficialmente às 20h, no Teatro Juarez Machado, com o espetáculo carioca “Azul”, mas outras três atrações compõem o dia de estreia.
“Azul” é um trabalho da premiada Artesanal Cia. de Teatro (RJ), há quase 30 anos na estrada. O grupo utiliza máscaras e bonecos para contar a história da menina Violeta, que espera ansiosa a chegada do irmãozinho. Quando ele nasce, fica frustrada com a atenção dispensada pelos ao bebê. Com o passar do tempo, Violeta descobre, junto com a família, as peculiaridades do Azul, e que a música é um ótimo meio de interagir com o irmão. Assim, de maneira leve e lúdica, o espetáculo aborda o espectro autista e o respeito à diversidade.
Antes de “Azul”, às 19h, o foyer do Teatro Juarez Machado é palco da performance “As Pílulas Literárias da Musa”, da atriz paulistana Nina Vogel. Numa ode às palavras, ela encena com um figurino criado a partir de recortes de textos, costurando diferentes idiomas e texturas, convidando assim o público para entrar em contato com a musa inspiradora.
O tradicional cortejo de abertura, com a participação de diversos artistas que integram o elenco do festival, sai às 15h da praça da Biblioteca Municipal e circula pelo centro de Joinville. Perto dali, na Travessa Bachmann, o grupo De Pernas pro Ar (Canoas/RS) se apresenta às 16h com “Mira, Extraordinárias Diferenças, Sutis Igualdades”. O espetáculo infantil de bonecos gigantes é livremente inspirado nas obras do artista espanhol Joan Miró, e traz um olhar agigantado sobre nossas mais puras relações infantis, que se revelam por meio das brincadeiras populares.
Até o dia 24, quase 20 espaços de Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco recebem a programação do 7º ANIMANECO. Além de 16 espetáculos, performances, caixas de teatro-lambe, oficinas, seminário e três exposições estão na agenda do festival. Doze Estados e oito países estão representados, celebrando, por meio das diversas expressões que compõem o teatro de formas animadas, a criatividade que caracteriza esse universo cênico. A programação completa está em www.animane.com.br e no Instagram @animanecojoinville.
O 7º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos é um projeto cultural realizado pela Essaé Produções Ltda, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o Incentivo das empresas: Bistek Supermercados, Tirol Alimentos, Tigre SA, Urbano Alimentos, Condor SA, Siedschlag Embalagens e Celesc. Também possui recursos do Circuito Catarinense de Cultura da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc.
SERVIÇO
Quinta-feira, dia 14
15h
Cortejo de bonecos
Local: saída da praça da Biblioteca Municipal
16h
Espetáculo “Mira, Extraordinárias Diferenças, Sutis Igualdades”, Grupo De Pernas pro Ar (Canoas/RS). Gratuito.
Local: Travessa Bachmann, no Centro.
19h
Performance “As Pílulas Literárias da Musa”. de Nina Vogel. Gratuito.
Local: Foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos
20h
Espetáculo “Azul”, da Artesanal Cia. de Teatro.
Local: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos. Gratuito. Ingressos pelo www.enjoyticket.com.br ou 1h antes do início do espetáculo, conforme disponibilidade. Sugere-se a doação de 1kg de alimento, que será repassado ao Programa Mesa Brasil do Sesc.
Texto: Rubens Herbst
Deixe seu comentário