Artes

Oficina gratuita em Joinville propõe a tecnologia a serviço das artes

  • Divulgação - Filipe Maliska possui um amplo currículo como músico, produtor, cineasta e desenvolvedor de programas e aplicativos

Você é apaixonado por artes visuais, tecnologia e música? Então a chance de explorar estas três áreas ao mesmo tempo será dada nos dias 18 e 19 de maio pela Galeria 33, em Joinville, que promove a oficina "Explorando Novas Fronteiras: Arte, Tecnologia e Música", com o músico, produtor, cineasta e desenvolvedor Filipe Maliska. A participação é gratuita, mas cada turma (adultos e adolescentes) tem limite de 20 vagas.

O conteúdo para adultos será apresentado no sábado, das 14h às 18h, e para adolescentes, no domingo, das 9h às 13h. A oficina abordará as relações entre arte e tecnologia e da música com as artes visuais. Os participantes também realizarão experimentações em realidade virtual com o aplicativo Sinestética, que possibilita a síntese sonora de forma intuitiva, com a visualização do tamanho e forma das ondas, bem como uma relação entre as frequências sonoras com as frequências das cores. Ao final da experiência, o usuário fica imerso em um ambiente audiovisual criado por ele.
Filipe Maliska é dono de um grande currículo nas áreas de música, cinema e tecnologia.É graduado em música pela Udesc e  cursou jazz e música moderna em Barcelona, além de ser músico, produtor e compositor do grupo Entrevero Instrumental e do projeto de música mista Sintodrama. Dirigiu o curta “Prosopagnosia” e o média-metragem "Arco-íris de pixels têm fim?", ambos de 2015 e selecionados para o 5° Festival Internacional CineramaBC. Atuou como como designer de som e dirigiu o documentário “Estratos” (2016).
No desenvolvimento de aplicativos, instalações e experiências imersivas, Filipe é fundador da desenvolvedora de apps em realidade aumentada e virtual Galatea Interactive. Desenvolveu o aplicativo em realidade virtual “Pintando Música” (2019) e a instalação audiovisual em realidade virtual “Rebocando o Pavilhão Philips” (2020); e o aplicativo para criação musical em realidade virtual Sinestética.

OUTRAS ATRAÇÕES

Outros dois eventos completam o final de semana na Galeria 33. No sábado (18), das 10h às 12h, uma palestra vai explorar os bastidores da organização da exposição “Coletivo + Cult - Poéticas Catarinas Contemporâneas”, em cartaz no local. As curadoras Katiana Machado e Nadja Lamas falarão sobre a singularidade de cada poética apresentada e a importância da arte na nossa sociedade contemporânea. A participação é gratuita, com inscrição pelo www.sympla.com.br.
Ainda no sábado, às 19h, o artista Jean Smekatz apresenta a performance “Rito de Éthos” às 19h.  Trata-se de uma experiência sensorial e visual em qual as energias das cores ganham vida. Seis bacias revelam líquidos em matizes vibrantes. O artista, imerso na composição de Thaykovis, tinge tecidos e os estende no interior de um armário, criando uma pintura no campo expandido. Ao término, o armário, repleto de cores e histórias, torna-se um testemunho da dança vibrante e poética.

AGENDE-SE

O QUÊ: Oficina "Explorando Novas Fronteiras: Arte, Tecnologia e Música", com Filipe Maliska.
QUANDO: Sábado (18), das 14h às 18h (adultos), e domingo (19), das 9h às 13h (adolescentes).
ONDE: Galeria 33, rua Bento Gonçalves, 33, Glória.
QUANTO: Gratuito. Inscrições limitadas pelo www.sympla.com.br.

Cidades da Serra Catarinense registram temperaturas abaixo de 0º Anterior

Cidades da Serra Catarinense registram temperaturas abaixo de 0º

Especialistas analisam causas de inundações no Rio Grande do Sul Próximo

Especialistas analisam causas de inundações no Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário