Em apoio à 20ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, GAECO deflagra Operação EVALI

Dezoito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (25/03), além do sequestro e bloqueio de bens, em desfavor de pessoas físicas e jurídicas investigadas, em três cidades catarinenses, em combate ao comércio ilegal de cigarros eletrônicos (POD e VAPE). Foram apreendidos R$ 247.950 em espécie e centenas de cigarros eletrônicos.

Na manhã desta terça-feira (25/03), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação "EVALI", em combate ao comércio ilegal de cigarros eletrônicos (POD e VAPE). Foram cumpridas dezoito ordens judiciais de busca e apreensão, em três cidades de Santa Catarina, além do sequestro e bloqueio de bens, em desfavor de pessoas físicas e jurídicas investigadas. Na operação, foram apreendidos R$ 247.950 em dinheiro e centenas de cigarros eletrônicos. 

O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) iniciou na 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, sendo a competência declinada para a Comarca de Joinville, recaindo a responsabilidade na continuidade da investigação para a 20ª Promotoria de Justiça da Comarca do município.  

A operação busca desarticular um grupo voltado à prática dos crimes de Associação Criminosa, Relações de Consumo e Lavagem de Dinheiro, o qual teria movimentado em apenas dois anos mais de 10 milhões de reais.  

O esquema criminoso, sediado em Joinville, é responsável pela distribuição desses cigarros eletrônicos para diversas cidades do estado de Santa Catarina, abastecendo também outros estados da Federação, colocando em risco a saúde da população com a facilitação desse comércio, por meio de plataforma específica criada na Internet.  

A operação conta com o apoio técnico da Secretaria do Estado da Fazenda na verificação da regularidade fiscal e da Polícia Científica de Santa Catarina na extração de elementos de interesse investigativo.  

Operação "EVALI"  

A operação intitulada "EVALI" faz referência à sigla em inglês definida como "E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury", significando uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico ou produtos de vaping.  

A investigação tramita sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.  

GAECO 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.  A PRF fazia parte da força-tarefa até o início do mês. A suspensão aconteceu em razão de uma determinação do Ministério da Justiça. A parceria poderá ser revista ou retomada a qualquer momento. 


Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos Anterior

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos

Animação joinvilense chega ao YouTube falando de empatia e superação Próximo

Animação joinvilense chega ao YouTube falando de empatia e superação

Deixe seu comentário