Prospera recebe mais de 1200 pessoa e transforma sábado em dia de cidadania e cuidado em São Francisco do Sul

Participantes da ação social no bairro Ubatuba tiveram acesso a serviços de saúde, lazer e atendimento à comunidade

O último sábado, 30 de agosto, foi marcado por solidariedade, cuidado e cidadania no bairro Ubatuba, em São Francisco do Sul. Em vez da rotina comum de fim de semana, moradores participaram ativamente de mais uma edição do Prospera, evento social promovido pelo Instituto Aegea e pela Águas de São Francisco do Sul, realizado na Escola Municipal Rogério Zattar.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 1.298 pessoas, entre participantes e 28 voluntários de Penha e São Francisco do Sul, em um grande mutirão de serviços gratuitos e atividades para todas as idades. Entre os atendimentos oferecidos estavam check-up médico, atendimentos ambulatoriais, massagens, cortes de cabelo, testes de DSTs e orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico), além de atividades recreativas como pintura facial, distribuição de algodão-doce e apresentações culturais.

“Com grande adesão popular e forte engajamento institucional e voluntário, o Prospera se consolida como uma das principais iniciativas de inclusão social em Santa Catarina. Sua passagem por São Francisco do Sul deixou marcas de cuidado, solidariedade e esperança, ingredientes essenciais para uma sociedade mais justa e humana”, afirmou Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul.

Prevenção e cuidados com a saúde
De acordo com Ana Salete Rodrigues dos Santos, que integra a Rede Feminina de Combate ao Câncer, e uma das participantes do evento, a entidade participa do evento deste a primeira edição. “Orientamos as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, como a mamografia, que deve ser feita a partir dos 40 anos, e o exame de colo de útero, a partir dos 20. Estar aqui é uma forma de conscientizar e apoiar ainda mais a comunidade”, explicou.

O médico Alan Dalpizol, do sistema público de saúde, também participou da ação e destacou a importância da triagem médica oferecida no evento. “Identificamos muitos casos de pressão arterial alterada e dores osteomusculares. Reforcei a necessidade de buscar acompanhamento regular e manter hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de exercícios físicos.”

Integração e impacto social

Para o secretário municipal de Assistência Social, Jorge Luís da Silva Batista, o Prospera cumpre um papel fundamental. “É uma ação que vai além da prestação de serviços. Ela promove dignidade, inclusão e fortalece os laços comunitários”, destacou. A diretora da escola anfitriã, Iara Marcolino, também ressaltou a importância de sediar o evento. “Foi uma honra receber o Prospera. A iniciativa trouxe benefícios diretos para a comunidade e para toda São Francisco do Sul.”

A comunidade indígena Laranjeira também participou do evento, com apresentações culturais e atividades de integração. O cacique Ronaldo da Silva Vera enfatizou: “É uma oportunidade de mostrar nossa cultura guarani e aproximar nossos povos. Participar é uma forma de fortalecer o diálogo com a sociedade.”

Para Renan Santana, coordenador operacional da Águas de São Francisco do Sul, o Prospera é mais do que um evento. “É um momento especial de conexão com a população, pois promove escuta ativa, oferece serviços importantes e fortalece nossa presença nas comunidades onde atuamos”, afirmou. Já para o morador Victor de Amorim, o sentimento é de gratidão. “É um projeto que traz dignidade, alegria e cuidado. Fiz o corte de cabelo e fui muito bem atendido. Agradeço ao Prospera por estar aqui ajudando a nossa comunidade.”

Prospera recebe mais de 1200 pessoa e transforma sábado em dia de cidadania e cuidado em São Francisco do Sul Anterior

Prospera recebe mais de 1200 pessoa e transforma sábado em dia de cidadania e cuidado em São Francisco do Sul

ArcelorMittal leva diversidade, equidade e inclusão à Feira do Livro de São Francisco do Sul Próximo

ArcelorMittal leva diversidade, equidade e inclusão à Feira do Livro de São Francisco do Sul

Deixe seu comentário