ArcelorMittal leva diversidade, equidade e inclusão à Feira do Livro de São Francisco do Sul

Além de patrocinar o evento, ArcelorMittal terá um espaço inclusivo no local, realizado em parceria com a AJIDEVI (Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais), que vai trazer experiências sensoriais.

A ArcelorMittal reafirma seu compromisso com o apoio a cultura, a diversidade, a equidade e a inclusão social ao patrocinar, mais uma vez, a Feira do Livro de São Francisco do Sul . Com o tema “O saber muda o mundo” , a 11ª edição do evento contará com a presença da ArcelorMittal em um espaço totalmente inclusivo , criado com a consultoria da AJIDEVI (Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais) , para que crianças, jovens e adultos — com ou sem deficiência visual — possam vivenciar experiências que aproximam diferentes formas de perceber o mundo. A AJIDEVI é uma das 13 organizações contempladas no Edital ArcelorMittal Investe , que apoia projetos de impacto social nas cidades de São Francisco do Sul e Joinville.
A feira acontece de 1º a 6 de setembro , em espaços culturais e educacionais da cidade, com entrada gratuita. O espaço da ArcelorMittal que vai trazer experiências sensoriais – como leitura em braille, jogos táteis, totem que descreve você e o ambiente ao seu redor e contação de histórias com profissionais com deficiência visual – pode ser visitado a partir do dia 2 de setembro, no Clube Náutico Cruzeiro do Sul, onde ocorre a programação diária.
Fernanda Valadares , Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal em Santa Catarina, destaca a relevância do apoio a iniciativas como essas. “Ao incentivar projetos como a Feira do Livro de São Francisco do Sul e a AJIDEVI, reafirmarmos nosso compromisso de aproximar a cultura da comunidade local, quebrando barreiras e permitindo a participação de todos”.
Para Carla Vidoto Knittel , Diretora Pedagógica da AJIDEVI, a participação na Feira do Livro de São Francisco do Sul é uma experiência enriquecedora para os alunos da entidade. “O evento possibilita vivências únicas, estimula a imaginação, amplia o conhecimento e abre portas para todos os benefícios que a literatura oferece. A parceria com a ArcelorMittal, por meio desse espaço inclusivo, também representa uma oportunidade de mostrar ao público como as pessoas com deficiência visual leem e percebem o mundo através de outros sentidos.”

Confira as experiências inclusivas do estande da ArcelorMittal, todas abertas e gratuitas:
Jogo de Encaixe : elaborado com peças geométricas produzidas com aço, o jogo permite que pessoas com deficiência visual — ou qualquer um que deseje ampliar os sentidos — explorem habilidades cognitivas e táteis de forma lúdica.
Espaço Decifra-me : um aplicativo acessível que, por meio de fotos tiradas em um tablet instalado no local, descreve a aparência da pessoa e o ambiente ao redor, promovendo uma experiência de autoconhecimento e interação.
Jornada do Aço : totens produzidos por diferentes artistas plásticos irão oferecer uma experiência sensorial contando a jornada do aço e suas aplicações. Foram especialmente pensados para crianças, despertando curiosidade e aprendizado.
Cantinho da Leitura : o espaço para desenhar e ler em braille convida pessoas com ou sem deficiência visual a conhecerem o sistema de leitura tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.
Contação de Histórias : sessões conduzidas por dois profissionais com deficiência visual da AJIDEVI, que utilizam fantoches e música para narrar histórias de forma envolvente, interativa e inclusiva. As apresentações acontecerão no dia 4/9 (às 14h, 15h e 15h30).
ArcelorMittal
A ArcelorMittal, maior produtora de aço no Brasil e líder mundial, abastece os mais variados segmentos industriais. Em Santa Catarina, possui duas Unidades; a Vega, localizada em São Francisco do Sul, que opera há 22 anos na produção de aços leves, flexíveis, fortes e resistentes que atendem os mercados automobilístico, de construção civil e de eletrodomésticos; e a Unidade Tuper, recente aquisição do grupo ArcelorMittal, localizada em São Bento do Sul, que atua há 54 anos na transformação de aço para os segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
Os investimentos na área social também são significativos, apoio que é reforçado por meio de patrocínio a projetos desenvolvidos em prol da comunidade onde a empresa atua, seja através de capacitação, inclusão ou geração de renda para os beneficiados, nas seguintes linhas: cultura, esporte, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento comunitário.

Serviço :
11ª Feira do Livro de São Francisco do Sul
📅 1º a 6 de setembro
Horário de visitação :
Dia 1º de setembro – a partir das 20 horas
Dias 2 e 4 - 8h30 às 18h
Dias 3 e 5 - 8h30 às 20h
Dia 6 – 10h às 18h
📍 Centro Histórico
🎟 Entrada Gratuita

Prospera recebe mais de 1200 pessoa e transforma sábado em dia de cidadania e cuidado em São Francisco do Sul Anterior

Prospera recebe mais de 1200 pessoa e transforma sábado em dia de cidadania e cuidado em São Francisco do Sul

Vazamentos internos: um problema que pesa no bolso Próximo

Vazamentos internos: um problema que pesa no bolso

Deixe seu comentário