Artes marciais, cultura e gastronomia oriental no 2º Sakura Joinville, que começa na sexta-feira

Uma viagem ao melhor do Japão. É a proposta do 2º Sakura Joinville, que começa nesta sexta-feira, 12, e vai até domingo, 15, no Centro de Convenções Expoville. Com acesso gratuito (reserve seu ingresso pela plataforma Sympla), o público terá a oportunidade de acompanhar uma ampla programação, com artes marciais, gastronomia autêntica, oficinas e atividades interativas, feira de produtos, música, dança e tradições milenares, como apresentações de grupos de taiko (tambores japoneses).

Entre as novidades, o esperado concurso de cosplay, em que os participantes se caracterizam e interpretam personagens de filmes, animes, mangás, jogos ou até celebridades, será realizado em dois dias, e haverá concurso de K-pop, gênero musical coreano, ampliando o foco do festival para outras faces da cultura oriental. No sábado, 13, o festival será palco da seletiva oficial de Santa Catarina para o Miss Nikkey 2026, concurso de beleza nipônica que ocorre todos os anos, em São Paulo.

Uma das atrações esperadas, que já esteve no festival em 2024, é a Banda Elisios, de São Paulo, que fará dois espetáculos, sábado e domingo, prometendo trazer a energia dos universos épicos retratados em filmes e seriados japoneses. Idealizadas por estudantes de Design da Univille, duas simpáticas mascotes com traços de inspiração oriental estarão presentes na comunicação visual e ao longo de todo o evento: o cão-guaxinim japonês Tanuki e a capivara Hana, nome escolhido em votação pelas redes sociais.
Na sexta-feira, o festival abre as portas às 17h, com atividades até as 22h. Sábado e domingo, o funcionamento será das 10h às 22h. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do evento, pelo instagram @sakurajoinville.

Em 2024, na edição de estreia, o Sakura Joinville atraiu perto de 20 mil pessoas. A expectativa da organização é de registrar um público ainda maior, neste ano.

Gastronomia

Antes, durante ou depois de assistir às apresentações programadas, você poderá apreciar iguarias como tempura, sushi, guioza e yakisoba, preparadas por restaurantes convidados. Boa parte das operações presentes vem do bairro paulistano da Liberdade, principal reduto da cultura japonesa no Brasil. Para acompanhar, entre outras opções, a cerveja criada pela DOM Haus, de Araquari, especialmente para o festival.

Parque Sakura

O evento terá impacto na comunidade local, já que todo o lucro obtido será destinado à criação do Parque Sakura Joinville, inspirado no conhecido Parque Sakura, de Frei Rogério, no Oeste catarinense. A ideia é que o futuro parque venha a se tornar o centro de referência em cultura oriental no Norte de Santa Catarina. A compra de artigos na loja oficial do evento, como também o Passaporte Sakura, para crianças, são formas de contribuir para a arrecadação destinada ao parque. Também estão disponíveis modalidades de doação direta, via plataforma Sympla, a partir de R$ 15, o que garante um brinde personalizado.

A organização reforça ainda que pessoas físicas e jurídicas tributadas pelo lucro real podem destinar uma fatia do Imposto de Renda ao projeto, aprovado via Lei Rouanet. “Novamente, o festival será uma oportunidade para o público mergulhar na cultura japonesa, e com um lado social relevante”, afirma o presidente da Associação Matusa Bujutsu, idealizadora do evento, e diretor do Instituto Arte Maior.

O que é sakura?

O nome sakura remete às cerejeiras que afloram no início da primavera, e, na tradição oriental, representam não apenas a beleza transitória da vida, mas também a renovação da natureza. Fábio Martins lembra que, para saudar a primavera, milhões de pessoas se reúnem em parques, templos e jardins por todo o Japão.

CONFIRA TAMBÉM

# Espaço Kids – área destinada às crianças (ingresso à parte).
# “Casa do Samurai” – espaço com réplicas de armas e artigos e armaduras utilizadas pelos samurais.
# Exposição de bonsais – com coleção de bonsais de Joinville e cenário instagramável para fotos com os sakuras.
# Passaporte Sakura – livrinho de atividades (vendido a R$ 30) que propõe uma série de desafios para cumprir durante o evento, como postar uma foto no Instagram com a hashtag #SakuraJoinville. Ao completar cinco missões, a criança ganha um botton exclusivo.

IFC São Francisco do Sul celebra Dia do Administrador com palestra de fundador da Azul Linhas Aéreas Anterior

IFC São Francisco do Sul celebra Dia do Administrador com palestra de fundador da Azul Linhas Aéreas

Educação, engajamento e parcerias pela conservação dos mares Próximo

Educação, engajamento e parcerias pela conservação dos mares

Deixe seu comentário