Balança comercial de São Francisco do Sul tem saldo positivo no primeiro quadrimestre do ano

Os dados apresentados pelo Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) mostram que a balança comercial das cargas que passam por São Francisco do Sul tiveram um aumento no primeiro quadrimestre de 2024. Segundo o painel, o município movimentou 413,6 milhões de dólares em exportações, registrando saldo positivo de 31,2 milhões no período.

Segundo o boletim, a soja é a principal commodity exportada, com 79% de participação. A mercadoria segue para os mercados mundiais através do Porto de São Francisco do Sul. Na sequência aparecem os revestimentos de ferros laminados planos, madeira serrada e o milho, entre os produtos que utilizam o corredor de exportações francisquense.

Em comparação com o mesmo período de 2023, também houve melhora no cenário. Os dados indicam que foram exportados 16,4 milhões a mais neste ano.

Importações aumentam

O Observatório indica um aumento significativo nas importações por meio do município. No ano passado, foram 299,8 milhões de dólares e em 2024 os valores alcançaram a marca de 382,3 milhões. Um salto de 82,5 milhões na comparação entre os dois anos.

Para os técnicos da FIESC, os números mostram que a atividade econômica segue aquecida em Santa Catarina. “No acumulado em 12 meses, houve expansão de 3,0%, valor também acima do observado para o Brasil (2,3%)”, relata o Boletim do Índice de Atividade Econômica divulgado pelo órgão.


Em São Francisco do Sul oficinas do Projeto Orla iniciam a partir de junho Anterior

Em São Francisco do Sul oficinas do Projeto Orla iniciam a partir de junho

Água: um recurso precioso que requer investimento compartilhado Próximo

Água: um recurso precioso que requer investimento compartilhado

Deixe seu comentário