Em São Francisco do Sul oficinas do Projeto Orla iniciam a partir de junho

Após a visita técnica e os seminários de sensibilização, o Projeto Orla parte para uma nova etapa a partir do mês de junho. No dia 18, iniciam as oficinas do projeto que conta com a participação da comunidade para a construção das diretrizes, considerando os problemas e os potenciais das orlas marítimas no município.

Em curso, a fase de sensibilização do Projeto Orla visa empoderar a sociedade civil sobre a metodologia e objetivos desse instrumento do gerenciamento costeiro, além de abordar outros temas relacionados à realidade da ampla diversidade de cenários das orlas e praias de São Francisco do Sul. O seminário de sensibilização do Projeto Orla de São Francisco do Sul está ocorrendo nas quartas-feiras de maio (15, 22 e 29/05), das 19h às 20h30min, em formato online, transmitido ao vivo pelo Facebook do município, onde permanecerá gravado e disponível para acesso das pessoas interessadas em participar do planejamento do futuro da orla marítima municipal.

O passo consiste na realização da Oficina de Planejamento Participativo do Projeto Orla que visa a construção do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima Municipal e organização do Comitê Gestor da Orla. A Oficina será realizada em duas etapas, entre junho e agosto de 2024, nas dependências do Terminal Turístico, Rua Babitonga, 62 - Centro, e um dia (extra) na Gerência do Ervino, Av. Claudiomiro Vizoto (antiga Avenida Caramuru), s/n, Ervino, além da realização de trabalhos de campo na orla marítima.

As oficinas acontecem em duas etapas, iniciando nos dias 18 e 19 de junho no Terminal Turístico Naval. Nos dias 25 e 26 acontecem os trabalhos de campo na região do Ervino, encerrando a primeira etapa das oficinas nos dias 2 e 3 de julho. Já em agosto, entre os dias 20 e 22, acontece a segunda etapa dos trabalhos.  

A coordenadora municipal do Orla, Merylim Arndt, ressalta que “a contribuição da comunidade é muito importante nesse processo democrático de pensar o futuro da orla marítima municipal” As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/Qff68vYbCW9y76aQ9. Em caso de dúvidas, o e-mail porlasfs@gmail.com está à disposição para esclarecimentos.

 

O Orla

O Projeto Orla é um canal de diálogo entre diversos grupos sociais, governamentais e não-governamentais, que permite a identificação dos problemas e potencialidades da orla, assim como as ações e diretrizes para resolver os problemas ou otimizar as potencialidades, isso tudo, de forma participativa, subsidiando a ação da administração pública através de seus principais produtos: o Plano de Gestão Integrada -PGI e o Comitê Gestor da Orla.

Para a construção desses produtos deve ser seguido o passo-a-passo definido no Manual do Projeto Orla. Nessa fase inicial de construção já tivemos a visita técnica, que ocorreu no dia 08 de maio, com a participação de representantes da administração municipal e convidados da Superintendência do Patrimônio da União/SPU, Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina/IMA, Ministério Público Federal/MPF, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN, Corpo de Bombeiros Militar, Capitania dos Portos, Polícia Militar, dentre outros, somando mais de 50 pessoas envolvidas.

 

Confira o cronograma

Oficina Etapa 1:

18 e 19/06 das 15h às 21h (Terminal Turístico)

25/06 das 09h às 12h (Gerência do Ervino) e das 13:30 às 17h (Trabalho de campo/Ervino)

26/06 das 08:30 às 17:30 (Trabalho de campo - externo)

02 e 03/07 das 15h às 21h (Terminal Turístico)

Oficina Etapa 2:

20, 21 e 22/08 das 15h às 21h (Terminal Turístico)

 


Prefeitura de SFS formaliza assinatura de contratos de transferência de área para a ArcelorMittal Anterior

Prefeitura de SFS formaliza assinatura de contratos de transferência de área para a ArcelorMittal

Balança comercial de São Francisco do Sul tem saldo positivo no primeiro quadrimestre do ano Próximo

Balança comercial de São Francisco do Sul tem saldo positivo no primeiro quadrimestre do ano

Deixe seu comentário