Mulheres conquistam mais espaço no mercado de trabalho em Santa Catarina

As mulheres ocuparam 52,7% das novas vagas de emprego formal em 2024, conforme dados consolidados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Em 2023, essa proporção foi de 45,7%. Em comemoração ao Mês Internacional da Mulher, a Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) lança o Informativo Mensal de Emprego nº 2/2025, tendo como destaque a “Inclusão, conquistas e desafios da mulher catarinense no mercado de trabalho”.

A diretora de Políticas Públicas da Seplan, Larissa Borges, afirma que a Seplan e o Governo do Estado celebram o fortalecimento da presença feminina no mercado de trabalho formal. Ela destaca que 39,5% das novas vagas formais criadas em Santa Catarina foram ocupadas por mulheres, conforme o Novo Caged referente a janeiro de 2025. O percentual representa 9.108 novos postos de trabalho formal ocupados por mulheres no primeiro mês do ano. A região Sul apresentou 28,1% e o Brasil registrou 20,4%. Em comparação com o mês de janeiro de 2024, houve crescimento de 0,5 pontos percentuais na proporção de novas vagas de emprego formal ocupadas por mulheres.

“Os dados em Santa Catarina superam positivamente a média na Região Sul e a média nacional. Portanto, os resultados reforçam a nossa crescente presença feminina e a importância de ampliar oportunidades no mercado de trabalho para essa robusta força de trabalho da mulher”, frisa a diretora.

Indicadores favoráveis
Entre as unidades federativas, Santa Catarina registrou o quarto maior rendimento médio habitualmente recebido em todos os trabalhos pelas mulheres. Assim, o valor, de R$ 3.190,00, ficou atrás apenas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. No período analisado, entre o quarto trimestre de 2015 e o quarto trimestre de 2024, o crescimento do rendimento foi de 21,8% entre mulheres, superior ao crescimento do rendimento entre trabalhadores homens (18,0%).

Mulheres nos diversos segmentos
O economista da Seplan, Pietro Aruto, constata que, entre o quarto trimestre de 2015 e o quarto trimestre de 2024, Santa Catarina registrou um aumento de 292 mil mulheres ocupadas no mercado de trabalho, o que representa um crescimento de 18,9% em 9 anos. “Os dados do mercado de trabalho formal evidenciam o protagonismo e a importância das mulheres na economia estadual. Nos últimos 12 meses, elas ocuparam dois em cada três empregos gerados para profissionais com nível superior. Esses segmentos apresentam os maiores níveis de produtividade, constituindo-se em uma fonte estratégica de competitividade para as empresas catarinenses”, afirma Pietro.

Governo do Estado e Porto de Itapoá firmam parceria para transformar a Baía da Babitonga em um dos melhores acessos portuários do Brasil Anterior

Governo do Estado e Porto de Itapoá firmam parceria para transformar a Baía da Babitonga em um dos melhores acessos portuários do Brasil

Próximo

Mulheres conquistam mais espaço no mercado de trabalho em Santa Catarina

Deixe seu comentário