Autoridade Portuária de São Francisco do Sul lança novo Ponto de Fundeio na Baía Babitonga

Devido os constantes aumentos da movimentação de navios no Porto de São Francisco do Sul com fluxos de navios que precisam realizar manobras de atracação e desatracação, a autoridade portuária do município divulgou nesta semana a criação de um novo ponto de fundeio próximo à entrada do canal de acesso à Baía da Babitonga com nove (9) locais para que as embarcações possam aguardar, antes de se dirigirem para os terminais portuários.

O novo ponto de fundeio foi autorizado pela Marinha do Brasil. A iniciativa buscou restabelecer um ponto de fundeio já existente, mas que foi impactado pela implantação do Terminal de Gás Sul (TGS).

A área será também importante para resguardar em caso de intempéries climáticas ou eventuais mudanças na altura das marés, que podem prejudicar a navegação de grandes barcos.

“Os pontos de fundeio também são importantes elementos de apoio às manobras de atracação e desatracação, pois devido à extensão do canal (17 quilômetros), os navios com calados maiores não conseguem percorrer todo o canal durante o período de maré alta. Então, devem aguardar o restabelecimento da altura necessária para continuar a navegação”, explica o diretor de Operações e Logística do Porto de São Francisco do Sul, Guilherme Medeiros.

Segundo ele, a perspectiva de incremento na movimentação portuária na Baía da Babitonga está aumentando a pressão por mais áreas de fundeio.

“Por isso, a Autoridade Portuária está desenvolvendo iniciativas, junto com os demais terminais portuários da região, a Praticagem e a Marinha, para a prospecção de novas áreas de fundeio, que serão importantes para absorver o crescimento da movimentação”, ressalta Medeiros.

Portos de Santa Catarina crescem 11,38% no primeiro bimestre de 2024 Anterior

Portos de Santa Catarina crescem 11,38% no primeiro bimestre de 2024

Movimento Pró-Ferrovias busca apoio em Brasília para viabilizar projetos Próximo

Movimento Pró-Ferrovias busca apoio em Brasília para viabilizar projetos

Deixe seu comentário