Sábado e domingo de calor e com temporais isolados no leste de SC
Descarte incorreto na rede de esgoto pode causar problemas
Jogar papel higiênico no vaso sanitário é um hábito comum em muitos países. No Brasil, porém, a estrutura da rede de esgoto, o tipo de encanamento e as condições do saneamento básico não permitem essa prática. A concessionária Águas de São Francisco do Sul alerta que o descarte inadequado pode entupir a rede coletora e a estrutura hidráulica, além de aumentar o consumo de água.
Mesmo sem intenção, a falta de informação e a distração nas tarefas do dia a dia podem gerar transtornos para toda a comunidade. Exemplos frequentes incluem fios de cabelo acumulados no ralo após o banho e óleo de cozinha despejado na pia, dois dos maiores causadores de entupimentos. Por isso, é fundamental ter atenção ao que vai para a rede de esgoto — seu bom funcionamento depende da colaboração de cada usuário.
A rede coletora é projetada para receber 99% de material líquido e apenas 1% de sólidos. Assim, itens como papel, absorventes, aparelhos de barbear, preservativos, fio dental, óleo de cozinha, cabelo, lenços umedecidos, cotonetes e outros resíduos não devem ser descartados em vasos sanitários, pias ou ralos. Qualquer um desses materiais pode provocar a obstrução das tubulações e causar danos ao sistema.
Acompanhe as novidades da Águas de São Francisco do Sul, empresa do grupo Aegea, pelo Facebook (https://www.facebook.com/aguasdesfs/) e Instagram (https://www.instagram.com/aguasdesfs/).
VERSÃO RÁDIO
Descarte incorreto na rede de esgoto pode causar problemas
A Águas de São Francisco do Sul alerta: nada de lixo na rede de esgoto! A tubulação não foi projetada para receber itens como papel higiênico, absorventes, cotonetes, fio dental, cabelo ou óleo de cozinha, que podem entupir os canos, causar transtornos e até aumentar o consumo de água. Lembre-se: vaso sanitário, pia e ralo não são lixeira. Faça a sua parte e ajude a manter o sistema funcionando.

Deixe seu comentário