Brasileiro criador do "Aedes" que bloqueia dengue é eleito pela Nature
Artigo: Verão em São Francisco do Sul, um convite para viver o melhor do litoral catarinense
A temporada de verão no litoral catarinense tem um brilho especial em São Francisco do Sul. No dia 6 de janeiro, a Prefeitura Municipal abriu oficialmente o verão com uma programação festiva no Centro Histórico, marcada pela chegada do Papai Noel e por um clima de celebração que simboliza o acolhimento aos milhares de visitantes que escolhem a cidade para aproveitar os meses mais quentes do ano.
Todos os anos, São Francisco do Sul vive uma verdadeira transformação. A população do município chega a triplicar ou até quadruplicar durante o verão, recebendo uma população flutuante que vem movida pelo desejo de curtir dias de sol, mar e experiências únicas em uma das cidades mais encantadoras de Santa Catarina.
E motivos não faltam. As praias de São Francisco do Sul são reconhecidas pela beleza natural, pela limpeza e pela qualidade ambiental. O município se destaca por concentrar o maior número de praias com Bandeira Azul do estado, certificação internacional que atesta critérios rigorosos de balneabilidade, gestão ambiental, segurança e educação ambiental. Outro diferencial importante é a presença de estações de tratamento de esgoto implantadas em áreas de orla, um fator cada vez mais valorizado por turistas que buscam praias limpas, seguras e sustentáveis.
Além do mar, a cidade oferece experiências que vão muito além do banho de sol. Os atrativos náuticos são um convite à contemplação da Baía da Babitonga, um dos maiores complexos estuarinos do Brasil. Passeios de lancha, conduzidos por guias de turismo locais, revelam paisagens exuberantes, ilhas, manguezais e a rica biodiversidade da região. O tradicional ferry boat, que liga o Centro à região continental, também é uma atração à parte, conduzindo moradores e turistas até o bairro do Estaleiro, no Distrito do Saí, passando pela charmosa Vila da Glória e seguindo caminho para Itapoá. Para quem gosta de natureza e aventura, a Serrinha do Saí reserva a bela cachoeira do Casarão da família Backmayer, um refúgio em meio à mata.
No Centro Histórico, cada passo é uma viagem no tempo. Com seus 521 anos de descobrimento, São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e preserva ruas estreitas de calçamento, casarios coloniais e influências da arquitetura açoriana e de outras culturas que moldaram sua história. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, uma das mais antigas do estado, é um importante ponto de turismo religioso e abriga, ao lado, o Museu Sacro, com peças históricas de grande valor cultural. O Museu Histórico, as antigas cariocas, fontes que abasteciam os moradores no passado e o tradicional Mercado Municipal, que aos sábados ganha música ao vivo, completam o roteiro cultural.
Para fechar o dia, a gastronomia é um capítulo à parte. Restaurantes charmosos à beira da Baía da Babitonga oferecem almoços e jantares com vista privilegiada, valorizando frutos do mar e a culinária regional, em um cenário que convida a apreciar o pôr do sol.
São Francisco do Sul é mais do que um destino de verão. É um encontro entre natureza, história, cultura e hospitalidade. Um lugar que encanta quem chega e faz quem visita desejar sempre voltar.
Programação Verão - Cidade terá palcos espalhados
Em São Francisco do Sul a agenda cultural inicia entre os dias 29 e 31 de dezembro. Terá banda de pagode Quinteto S.A e conjunto Raiz Vital que mistura reggae e pop rock.
29/12 – Ervino (20h)
• DJ Aragão
• Marco Andrei
• Lucas Weber
30/12 – Enseada (20h)
• Banda Old Town
• Grupo Novo Sonhar
Já na virada do ano, tem atrações em diversos palcos pela cidade.
31/12 Ubatuba – 20h
• Banda Raiz Vital
• Grupo Puracaso
31/12 Enseada – 20h
• Grupo Malandro Batuqueiro
• Banda Chama que Tem
31/12 Vila da Glória – 20h
• Grupo Bailei
• Henrique & Fael
31/12 Centro – 20h e 23h
• Felipe Bello e Banda
• Show com o grupo de pagode Quinteto S.A.
Por Margaret Paim, Jornalista do Jornal O Correio SC


Deixe seu comentário