São Francisco do Sul lança Programa Cidade Empreendedora Sebrae

  • Foto Fotógrafa Malú Moreira -

Nesta quarta-feira (13), na Associação Empresarial de São Francisco do Sul, foi lançado o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina). A iniciativa busca impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios, levando estratégias de empreendedorismo para a administração pública.

O programa vem sendo desenvolvido em São Francisco do Sul desde 2019, com apoio da Associação Empresarial, da Prefeitura Municipal por meio das secretarias e da Sala do Empreendedor e de outras entidades locais.

Para o presidente da Acisfs, Marcelo Campos, o desenvolvimento econômico do município precisa ser diversificado e trabalhado em diferentes áreas. Segundo ele, o projeto auxilia nesse objetivo. “Este projeto vem forte para tentar balancear a matriz econômica de São Francisco do Sul, muito focada na atividade portuária. Isso é ótimo, pois hoje somos o maior hub logístico portuário de Santa Catarina, mas também traz grandes desafios, especialmente para o poder público. A participação da Acisfs neste projeto, lançado junto com o setor turístico, é pensar na cidade de forma ampla, atendendo a todas as suas demandas.”

O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho destacou a importância da aproximação entre o poder público e as empresas:

“Essa ponte é fundamental, pois gera capacitação e permite aprimorar o ambiente de negócios em nossa cidade.”

O gerente regional do Sebrae, Jaime Arcindo Dias, apresentou o funcionamento do programa e ressaltou a importância do envolvimento da comunidade. Ele explicou que o Cidade Empreendedora é estruturado em biênios e organizado em dez eixos: gestão municipal; lideranças; desburocratização; sala do empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo nas escolas; inclusão produtiva; marketing territorial e setores econômicos; cooperativismo e crédito; inovação e sustentabilidade.

Em São Francisco do Sul, o programa terá duração de um ano e meio, com 26 atividades distribuídas em áreas como desburocratização, fortalecimento da Sala do Empreendedor, revisão de processos de compras públicas, planejamento estratégico do turismo e levantamento do “Município em Números”.

O município foi selecionado para participar devido à relevância dos pequenos negócios: 99% das empresas locais se enquadram nessa categoria, responsáveis por empregar 48% da mão de obra.
Para Jaime Arcindo Dias Júnior, gerente regional do Sebrae Norte, o sucesso depende da união de esforços. “Para alcançar a transformação que desejamos, é necessário o envolvimento de todos: poder público, empresas e entidades.”

Prefeitura divulga calendário oficial de eventos até o fim do ano Anterior

Prefeitura divulga calendário oficial de eventos até o fim do ano

Águas de São Francisco do Sul divulga cronograma de obras da rede de esgoto para os próximos dias Próximo

Águas de São Francisco do Sul divulga cronograma de obras da rede de esgoto para os próximos dias

Deixe seu comentário