São Francisco do Sul lança Programa Cidade Empreendedora Sebrae
-
Foto Fotógrafa Malú Moreira -
Nesta quarta-feira (13), na Associação Empresarial de São Francisco do Sul, foi lançado o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina). A iniciativa busca impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios, levando estratégias de empreendedorismo para a administração pública.
O programa vem sendo desenvolvido em São Francisco do Sul desde 2019, com apoio da Associação Empresarial, da Prefeitura Municipal por meio das secretarias e da Sala do Empreendedor e de outras entidades locais.
Para o presidente da Acisfs, Marcelo Campos, o desenvolvimento econômico do município precisa ser diversificado e trabalhado em diferentes áreas. Segundo ele, o projeto auxilia nesse objetivo. “Este projeto vem forte para tentar balancear a matriz econômica de São Francisco do Sul, muito focada na atividade portuária. Isso é ótimo, pois hoje somos o maior hub logístico portuário de Santa Catarina, mas também traz grandes desafios, especialmente para o poder público. A participação da Acisfs neste projeto, lançado junto com o setor turístico, é pensar na cidade de forma ampla, atendendo a todas as suas demandas.”
O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho destacou a importância da aproximação entre o poder público e as empresas:
“Essa ponte é fundamental, pois gera capacitação e permite aprimorar o ambiente de negócios em nossa cidade.”
O gerente regional do Sebrae, Jaime Arcindo Dias, apresentou o funcionamento do programa e ressaltou a importância do envolvimento da comunidade. Ele explicou que o Cidade Empreendedora é estruturado em biênios e organizado em dez eixos: gestão municipal; lideranças; desburocratização; sala do empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo nas escolas; inclusão produtiva; marketing territorial e setores econômicos; cooperativismo e crédito; inovação e sustentabilidade.
Em São Francisco do Sul, o programa terá duração de um ano e meio, com 26 atividades distribuídas em áreas como desburocratização, fortalecimento da Sala do Empreendedor, revisão de processos de compras públicas, planejamento estratégico do turismo e levantamento do “Município em Números”.
O município foi selecionado para participar devido à relevância dos pequenos negócios: 99% das empresas locais se enquadram nessa categoria, responsáveis por empregar 48% da mão de obra.
Para Jaime Arcindo Dias Júnior, gerente regional do Sebrae Norte, o sucesso depende da união de esforços. “Para alcançar a transformação que desejamos, é necessário o envolvimento de todos: poder público, empresas e entidades.”
Deixe seu comentário