Novo local e revitalizada, a Biblioteca Pública Augusto José Ribeiro abre as portas para comunidade francisquense

Um dia depois de comemorar o Dia da Educação, a comunidade francisquense recebe a nova Biblioteca, agora em novo local totalmente revitalizada. Para quem tem passado com certeza conheceu a sede da Agência dos Correios que, durante 50 anos prestou serviços aos moradores de São Francisco do Sul, o local passa a abrigar a nova sede da Biblioteca Pública Augusto José Ribeiro. Neste local também foi a Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública. A Biblioteca Pública Augusto José Ribeiro estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 horas até as 18 horas.

De acordo com assessoria da Prefeitura Municipal, o prédio, localizado no Centro Histórico de São Francisco do Sul, foi reformado pela Prefeitura e faz parte do pacote de obras que o executivo municipal entrega neste mês de abril em comemoração ao aniversário de 177 anos da cidade e os 366 anos de fundação do município.

A obra da nova Biblioteca Municipal passou pela revisão de esquadrias, revisão de cobertura, divisórias em drywall, pintura, instalação de piso vinílico, forro em gesso, novas luminárias e pintura, com investimento de R$ 271.412,62, concluindo a revitalização do espaço.

Além de representantes do executivo, legislativo e da comunidade, a cerimônia contou com a presença de alunos da Escola Básica Municipal Franklin de Oliveira, que tiveram a oportunidade participar de uma contação de histórias com Day Miranda.

Para o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, inaugurar o novo espaço é uma volta ao passado, mais precisamente, à sua infância. Durante a cerimônia que entregou a nova biblioteca ao público, ele lembrou os tempos em que brincava nas dependências do então prédio dos Correios. “Tinha sete anos de idade quando brincava aqui nesse prédio”, relembrou. Ao contar parte de sua história familiar, o prefeito acrescentou ter “uma história identificada com o Correio”.

Segundo Godofredo, a entrega da Biblioteca é “um momento ímpar”. “Um prédio, em uma posição estratégica, que hoje é do município e que vai ficar permanentemente aqui para contar a história da nossa cidade”, frisou.

“Aqui a gente vê a possibilidade de uma série de outras atividades, aproveitando a praça, um ambiente muito central, ao lado da igreja Matriz e, com certeza, de vivência para as crianças’, salientou a diretora-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul (Fucisf), Marianna Corrêa.

Arquivo histórico digitalizado


Durante a cerimônia, o prefeito citou a criação do arquivo histórico digitalizado do município. Documentos e histórias poderão ser registradas e integradas ao acervo da cidade.
“Assim nós vamos ter um resgate da história de São Francisco do Sul, no máximo que nós pudermos. Isso vai servir para nós, adultos, em um primeiro momento, e muito mais para as futuras gerações”, afirmou o prefeito.

Tarifa Social da Águas de São Francisco do Sul beneficia famílias vulneráveis Anterior

Tarifa Social da Águas de São Francisco do Sul beneficia famílias vulneráveis

Museu Nacional do Mar terá processo licitatório para restauração no início do 2º semestre de 2024 Próximo

Museu Nacional do Mar terá processo licitatório para restauração no início do 2º semestre de 2024

Deixe seu comentário