Casa cheia na posse da 20ª Legislatura na Assembleia Legislativa

Com a presença de inúmeras autoridades; familiares, amigos e colaboradores, convidados dos deputados eleitos, e com ampla cobertura da imprensa, foi realizada a sessão preparatória de posse da 20ª Legislatura na Assembleia Legislativa. A solenidade ocorreu no Plenário Osni Régis, na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, e foi acompanhada também por telão, colocado no Hall do Palácio Barriga Verde, e transmitida ao vivo pelos canais da Alesc.

Ritos - Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão foi presidida pelo  deputado Padre Pedro Baldissera (PT), parlamentar com mais idade dentre os de maior número de legislaturas. A mesa de autoridades foi assim composta: governador Jorginho Mello; vice-governadora Marilisa Boehm, presidente do Tribunal de Contas de SC,  conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior; representantes do Tribunal de Justiça de SC, e do Ministério Público de SC, além dos deputados Júlio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB), distinguidos entre os 40 eleitos por serem os mais idosos. Em ordem alfabética, os deputados foram chamados para assinar o termo de posse.

Os empossados

O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16  assumem pela primeira vez. 

A Agência AL conversou com cada um dos 40 deputados sobre as perspectivas para o mandato e as principais demandas nas mais variadas áreas da economia catarinense e, em particular, em suas regiões. Clique no nome do deputado para ter acesso à matéria (por ordem alfabética):​

Representatividade

A nova legislatura terá representação de 13 partidos. A maior bancada será do PL, com 11 cadeiras, seguida do MDB, com seis deputados. O Partido dos Trabalhadores vem na sequência com quatro representantes. O PSD, PP, Podemos e União Brasil terão três cadeiras cada. PSDB soma dois deputados. O Novo, o PDT, Psol, PTB e o Republicanos contam com um representante cada.

Eleição do presidente e Mesa diretora

Com todos os deputados empossados, foi aberta a sessão preparatória para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, que ficará no cargo por dois anos. 

Despedida de Sopelsa

Em seu último dia como presidente da Assembleia Legislativa e como parlamentar, o deputado Moacir Sopelsa (MDB) recebeu, na terça-feira (31), homenagens dos servidores do Poder Legislativo e dos demais deputados estaduais. Uma solenidade foi realizada no Hall do Palácio Barriga Verde, com apresentações musicais e depoimentos de pessoas que acompanharam a trajetória de Sopelsa.

O parlamentar se despede da vida política após 24 anos dedicados ao Parlamento catarinense. Além de deputado estadual, a carreira política de Moacir Sopelsa também conta com mandatos como vereador e prefeito de Concórdia, e secretário de Estado da Agricultura.


Mauro de Nadal (MDB) é eleito presidente da Assembleia Legislativa Anterior

Mauro de Nadal (MDB) é eleito presidente da Assembleia Legislativa

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado Próximo

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Deixe seu comentário