Economia

SC mantém 2ª colocação como estado mais competitivo do país

Contudo, ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (21/8)

Santa Catarina manteve a segunda posição como estado mais competitivo do país, atrás apenas de São Paulo, aponta a 13ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira, dia 21, pelo Centro de Liderança Pública (CLP). “Sempre temos dito que infraestrutura é nosso maior problema e que uma evolução nessa área poderia nos colocar na primeira posição. Mas o novo ranking traz alertas para outros temas importantes à nossa competitividade, nos quais perdemos posições”, afirma o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

O relatório destaca que o estado ocupa a 1ª colocação nos pilares: Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social, e a 3ª colocação nos de Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura e Inovação. Contudo, Santa Catarina perdeu posições nos pilares de Potencial de Mercado (-6), Sustentabilidade Ambiental (-5) e Educação (-4). “Precisamos avaliar os motivos para estes resultados e corrigir essas questões rapidamente, para que não percamos investimentos e mercado”, destaca Aguiar.
O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado há 13 anos pelo CLP. Na edição 2024, as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos, considerados fundamentais para a promoção da competitividade e a melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. A ação conta com a parceria técnica da Tendências Consultoria.


Receita abre nesta sexta consulta ao 4º lote do Imposto de Renda Anterior

Receita abre nesta sexta consulta ao 4º lote do Imposto de Renda

Águas de São Francisco do Sul alerta para importância de beber água tratada Próximo

Águas de São Francisco do Sul alerta para importância de beber água tratada

Deixe seu comentário