NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Joinville é destaque nacional em ranking de negócios imobiliários

Cidade saltou da 32ª posição para o 15º lugar entre os melhores municípios do país para investimentos no setor da construção civil

A construção civil em Joinville é destaque nacional. De acordo com o estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, o município saltou do 32º para o 15º lugar no ranking brasileiro. Na comparação com outras cidades catarinenses, Joinville aparece na primeira posição.  

O levantamento é realizado anualmente pela consultoria Urban Systems e mostra as regiões do país com maior oportunidade de crescimento em diversos segmentos, entre eles o imobiliário. Desde 2014, a consultoria avalia as regiões mais atrativas para o desenvolvimento de negócios com base em condições específicas.  

O ranking é definido por uma metodologia de análise estatística conhecida como IQM – Índice de Qualidade Mercadológica. O método sintetiza informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e de infraestrutura. 

Nesta edição, o estudo analisou indicadores e dados de todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, somando 326 cidades e uma população de 123 milhões de habitantes. 

Mercado imobiliário 

O levantamento nacional leva em conta diferentes indicadores, entre eles empregos com média e alta remuneração, crescimento das empresas do setor, projeção de novos domicílios por faixa de renda e variação no número de empregos abertos no setor. 

O presidente do Sinduscon Joinville, Carlos Lopes, diz que outros fatores também contribuíram para a cidade saltar da 32ª para a 15ª posição. “Nossa indústria da construção civil atingiu um grau de maturidade único, com investimentos em tecnologia, inovação, sustentabilidade, gestão, liderança, saúde e segurança dos trabalhadores”, avalia. 

A união de esforços entre as empresas do setor e entre as iniciativas pública e privada tem forte influência na boa fase do mercado imobiliário na cidade, continua o engenheiro civil à frente do mais antigo sindicato da construção civil de Santa Catarina.  

“Além de acreditar no associativismo, mantemos uma concorrência saudável, muita transparência nos negócios e um excelente relacionamento com os poderes Executivo e Legislativo”, diz Carlos. 

Desburocratização 

A parceria com o poder público municipal, acredita o presidente do Sinduscon, tem sido decisiva para outros avanços como a desburocratização de processos que tem tornado a cidade mais produtiva. 

“Empresas maduras e sólidas geram mais emprego e renda, crescem mais e ajudam no desenvolvimento sustentável das cidades. Como resultado, criam um ambiente de negócios mais seguro para investidores e compradores”, finaliza Carlos. 


Gás Natural: número de consumidores catarinenses cresceu 23% no último ano Anterior

Gás Natural: número de consumidores catarinenses cresceu 23% no último ano

Sicredi conquista mais de um milhão de novos associados em 2022 Próximo

Sicredi conquista mais de um milhão de novos associados em 2022

Deixe seu comentário