Gás Natural: número de consumidores catarinenses cresceu 23% no último ano

O gás natural é um combustível essencial para a economia e desenvolvimento de Santa Catarina. Durante o ano de 2022, cerca de 4.381 novos consumidores aderiram a este combustível prático, seguro e eficiente. Dados da Companhia de Gás de Santa Catarina apontam que o número de usuários no estado cresceu em mais de 23% em relação a 2021.

Hoje, cerca de 1.434 quilômetros de rede de distribuição do energético percorrem o solo catarinense, abastecendo mais de 23 mil consumidores e alcançando 69 municípios no estado.

Em 2022, doze novas indústrias foram conectadas à rede. O segmento industrial é responsável pelo maior índice de consumo do energético. Mais de 87% de todo volume distribuído diariamente no estado é destinado às 345 indústrias que utilizam gás natural em seus processos.

No setor residencial, o insumo tem chegado a cada vez mais consumidores: apenas em 2022, cerca de 4.313 novas residências catarinenses começaram a ser abastecidas com o energético. Dentre todos os segmentos, o residencial se destaca com o maior número de usuários, chegando a 21.768 em dezembro deste ano.

No último ano, cerca de 54 estabelecimentos comerciais passaram a utilizar o gás natural, totalizando 757 consumidores do segmento comercial no estado. Além disso, três novos postos passaram a operar com o Gás Natural Veicular (GNV), integrando os 140 postos distribuídos pelo estado.

GÁS QUE AVANÇA

Para atender à demanda crescente no estado, a Companhia de Gás de Santa Catarina desenvolve um trabalho constante. Em 2022, projetos de expansão do gás como o Sistema Urbano de Pomerode e o Sistema Urbano de Itapema foram finalizados com sucesso.

Outros projetos para a chegada do gás em Garuva e Guabiruba foram iniciados. A rede de distribuição também chegou nos municípios de Ponte Alta e Otacílio Costa, por meio do Projeto Serra Catarinense.

Além dos resultados positivos de expansão, a SCGÁS realizou duas chamadas públicas para aquisição Gás Natural, assim como a sua primeira chamada para aquisição de Biometano. Diversificação de supridores e maior expansão ao interior catarinense foram alguns dos objetivos das chamadas publicadas.

Ainda em 2022, a SCGÁS concluiu a contratação de capacidade firme de saída de Gás Natural, resultante da Chamada Pública 03/2021 (CP03) da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). Por meio da ampliação da Estação de Compressão de Biguaçu (SC), haverá um aumento na pressão do Gás que eleva o volume de entrega do insumo previsto para os próximos anos.


Conheça as entidades de São Francisco do Sul contempladas no Edital InterAção Social de 2023 Anterior

Conheça as entidades de São Francisco do Sul contempladas no Edital InterAção Social de 2023

Joinville é destaque nacional em ranking de negócios imobiliários Próximo

Joinville é destaque nacional em ranking de negócios imobiliários

Deixe seu comentário