Crea Summit: A área tecnológica inspira e respira inovação

Dois dias de grandes ideias, muitos exemplos e cases de inovação, network, inspirações e lançamento de programas, durante a realização do Crea Summit 2023, que reuniu mais de 500 profissionais e liderancas do setor, na última sexta e sábado, 7 e 8 de julho em Florianópolis.

Promovido pelo Crea-SC por meio do programa Inova Crea,  o evento aconteceu na ACM – Associação Catarinense de Medicina,  com diversos painéis e palestras que impulsionaram engenheiros,  agrônomos, geocientistas e público presente a ir além, destacando o papel da inovação para o futuro do setor. O Crea Summit teve apoio do Governo do Estado, Sebrae, Fiesc, Acate, CredCrea, ACM, Ledwave e Terracotta.

As palestras de abertura foram sobre “O Processo de Digitalização nas Novas Construções”, com o Ceo da Ledwave, Tiago Brito Ferreira e ”Inovação e Desafios Tecnológicos Profissionais“, com o presidente da FIESC,  Mario Cesar de Aguiar.

“Por meio das ações do Inova Crea, vamos evidenciar e agregar valor à força da responsabilidade técnica dos nossos profissionais e empresas e transformar o cenário da engenharia, agronomia e geociências,  aproximando o Crea da comunidade do setor”, frisou o presidente do Crea-SC,  Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho Kita Xavier.

Kita destacou os programas lançados e as ações do Conselho, como a Unicrea- Universidade Corporativa do Crea-SC,  com mais de 150 cursos gratuitos; o novo Creanet e seus ambientes modernos e funcionais; os investimentos e digitalização da fiscalização; a Política de Patrocínio, com 4 milhões em dois editais este ano,  o Crea Acelera, destinado às micro e pequenas empresas registradas no Conselho e o Crea Jovem,  lançado no evento, que trará oportunidades aos profissionais com até 5 anos de registro no CREA. Em breve o evento completo e todas as palestras estarão no portal da Unicrea – Universidade Corporativa do Crea-SC.

Prestigiaram abertura do Crea Summit o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Engenheiro Marcelo Fett, o Engenheiro José Wilson Alexandre, vice-presidente da CredCrea, o vice-presidente de Marketing da ACATE, Walmoli Gerber Junior, o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, a coordenadora nacional do programa CreaJr, Eng. Química Ingrid Reinehr, a Eng. Daiana Mara Puntel, coordenadora do comitê mulher e diretora regional da inspetoria de Concórdia, o Eng. Valdir Silveira Ávila, coordenador do CDER e a Eng. Nubia Ferreira Luz, coordenadora adjunta do colégio de diretores regionais.

O secretário Marcelo Fett falou sobre as profissões do futuro e as políticas públicas que devem ser implementadas para o desenvolvimento do estado, em conjunto com representantes de entidades. O programa SC Inovadora, que está sendo desenvolvido pela SCTI engloba estas políticas. “A ideia é colocar o setor produtivo no centro da estratégia de inovação para aumentar o impacto das ações na produtividade e competitividade econômica do estado”, destacou.

O vice-presidente da Acate elogiou o movimento de órgãos como o Crea-SC e Ministério Público e os laboratórios de inovação dentro da Associação, além de assinalar o surgimento do primeiro grupo brasileiro de construtechs instituído em Santa Catarina, na Acate,  a vertical Construtech, com grandes empresas que vêm se desenvolvendo no Brasil.

A inteligência artificial não vai tirar o seu emprego – O diretor técnico do Sebrae, Luciano Pinheiro, ressaltou a necessidade da atualização constante e do contato com a Inovação, citando “Não é a inteligência artificial que vai tirar seu emprego, mas sim quem faz uso dela,  ocupando os espaços de quem não busca se atualizar”.

Crea Acelera – Pinheiro disse ainda que 70% do que o Sebrae investe auxiliando as empresas é em inovação “Em 2022 foram 234 mil empresas beneficiadas e esse ano 294 mil e por isso a parceria com Conselho, e o programa CREA Acelera”. O Acelera é destinado à micro e pequenas empresas registradas no Conselho.

A engenheira Ingrid Reinehr, coordenadora nacional do Creajr, ressaltou os diferentes níveis e a troca de inovação dos Creajrs em cada estado, além do espírito de mudança e questionamentos dos acadêmicos.

Solidariedade – Foram arrecadados no Crea Summit mais de 500 quilos de alimentos doados ao Banco de Alimentos e repassados à instituições no estado.

Inova Crea –  O foco do Inova CREA é conectar pessoas e organizações públicas e privadas, impulsionando a cultura de inovação no setor da engenharia, agronomia e geociências.

“Queremos transformar ideias em realidade para continuar evoluindo e crescendo nas áreas que nosso sistema abrange, unindo a força das engenharias com os diversos setores da inovação catarinense”, diz o presidente do CREA-SC, o Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho Kita Xavier. O programa faz parte da Política de Inovação e prevê o desenvolvimento de iniciativas que melhorem a vida da sociedade, estimulando a solução dos desafios com uso de tecnologia e inovação, incentivando a troca de conhecimentos e boas práticas entre profissionais e empresas.

A coordenação do Inova Crea é do Assessor da Presidência Rodrigo Espíndola, com a consultoria da empresa Lab Codes, supervisão da presidência e superintendência,  além da participação de todos os assessores e departamentos do Crea-SC.



Prefeitura de Joinville recebe certificação nacional do Roteiro Turístico Caminhos de Dona Francisca Anterior

Prefeitura de Joinville recebe certificação nacional do Roteiro Turístico Caminhos de Dona Francisca

Seminário Impacto 5G discute inovações e sanciona Lei sobre implantação do sinal e SFS Próximo

Seminário Impacto 5G discute inovações e sanciona Lei sobre implantação do sinal e SFS

Deixe seu comentário