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Saiu no Impresso: Por Maria Julia Magalhães com colaboração de Jota Amaral. Com um cenário de pandemia mais tranquilo e uma retomada da economia, os comerciantes otimistas estão para o natal desde ano. Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL / SC) revelação de que 38,9% dos entrevistados têm expectativa de aumento nas vendas acima de 5% para Natal 2021, em relação ao mesmo período do ano passado.
Para São Francisco do Sul, conforme expectativas não mudam. Tiago Novo é dono de um café localizado na ladeira mais fotografia da cidade, na Rua Luiz Gualberto, o Dedo Verde e espera mais clientes nos próximos meses. O proprietário, Tiago, explica que o comércio passou por uma remodelação: "era uma loja de plantas e hoje também é um café e vende artesanato local. Só isso aumentou nosso fluxo de clientes ". Para Tiago, o centro histórico possui um movimento de turistas mesmo fora da temporada. No verão, o número de pessoas pelas ruas aumenta, assim como o faturamento. Por isso, o destaca destaca que "falta um olhar do poder público para esse turista que vem para o centro histórico".
Além disso, o Dedo Verde também promove eventos culturais. A Ladeira acontece uma vez por mês, onde reúne diversos expositores locais e música ao vivo. Para janeiro e fevereiro Tiago pretende deixar como novas edições ainda mais especiais, levando artísticas e teatro ao centro histórico.
O presidente da FCDL / SC, Ivan Roberto Tauffer, acredita que as incertezas da economia e o aumento da matéria, notadamente dos combustíveis, energia elétrica e supermercados, que ditam o rumo das atividades de diversos setores produtivos, vem o cenário de certa apreensão não consumidor. "O Natal é uma data muito tradicional, que reúne a família e desperta a vontade de troca de presentes. Um otimismo para conta dos lojistas, pois essa é considerada um dado mais importante para o comércio que aguarda com ansiedade essa dados para recuperar as perdas do ano passado ", projeta o dirigente.
Expectativa nos Balneários para a temporada é de crescimento
O cenário desde o começo de 2020 não é dos mais animadores para o turismo. Naquele ano, uma economia brasileira e a catarinense mostravam certo avanço. O PIB (Produto Interno Bruto) fechado o ano com 1,1% de crescimento em relação a 2018 no país. Santa Catarina também alcançou um PIB de R $ 323,26 bilhões em 2019, o sexto maior valor no Brasil.
A expectativa para a sequência éra das melhores. Afinal, São Francisco do Sul faz parte de um roteiro turístico catarinense que atrai visitantes de várias partes do país e do mundo com praias de tirar o fôlego, paisagens exuberantes e as mais variadas opções para os diferentes setores turísticos, como o de aventura, religioso , de eventos, corporativo, between outros.
"Foi um período muito difícil, principalmente no início da pandemia, quando houve o bloqueio. Os hotéis foram muito afetados, porque ao contrário das lojas, do comércio, que tiveram uma saída e viram um salto gigantesco no ecommerce, a hotelaria precisa que o convidado esteja dentro da nossa casa. Então, muitas vezes, chegou a ser desesperador '', explica Rui Schürmann, diretor presidente da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina).
'' Agora, felizmente, com o avanço na vacinação, o quadro é outro, há uma tranquilidade, com as UTIs (unidades de terapia intensiva) e equipes de saúde mais liberadas, ea expectativa é de uma forte temporada. Teremos um ótimo verão pela frente '', finaliza Schürmann.
Essa também é a expectativa de Franciele Cristine dos Santos. Proprietária de uma distribuidora de bebidas no Ubatuba, a IlhaGás, ela espera que a temporada 2021 supere todas as previsões, principalmente com a situação atual da COVID no estado.
''Passamos por momentos de baixa em vendas e reajustes exorbitantes nos preços das mercadorias, porém acreditamos que pelo calor que se anuncia e também com a redução dos casos e a vacinação muito adiantada, teremos um dos melhores verão em relação a faturamento dos últimos anos'', revela Franciele, que ainda projeta um resultado otimista. ''Acreditamos que o comércio da praia deva vir a atingir uma crescente de pelo menos 30% em relação ao ano passado''.
O presidente do CDL de São Francisco do Sul, Maurício Rodrigues sabe que o Natal e a temporada são épocas capazes de impulsionar o faturamento dos lojistas. Segundo Rodrigues, ''o Natal é uma das datas mais importantes para o comércio local''.
Rodrigues espera que ''as vendas superem as estimativas provisionadas para o estado'', que estima aumento de 65%.
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