Comércio

Comerciantes esperam o Natal e temporada de verão com otimismo

Saiu no Impresso: Por Maria Julia Magalhães com colaboração de Jota Amaral. Com um cenário de pandemia mais tranquilo e uma retomada da economia, os comerciantes otimistas estão para o natal desde ano. Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL / SC) revelação de que 38,9% dos entrevistados têm expectativa de aumento nas vendas acima de 5% para Natal 2021, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para São Francisco do Sul, conforme expectativas não mudam. Tiago Novo é dono de um café localizado na ladeira mais fotografia da cidade, na Rua Luiz Gualberto, o Dedo Verde e espera mais clientes nos próximos meses. O proprietário, Tiago, explica que o comércio passou por uma remodelação: "era uma loja de plantas e hoje também é um café e vende artesanato local. Só isso aumentou nosso fluxo de clientes ". Para Tiago, o centro histórico possui um movimento de turistas mesmo fora da temporada. No verão, o número de pessoas pelas ruas aumenta, assim como o faturamento. Por isso, o destaca destaca que "falta um olhar do poder público para esse turista que vem para o centro histórico".

Além disso, o Dedo Verde também promove eventos culturais. A Ladeira acontece uma vez por mês, onde reúne diversos expositores locais e música ao vivo. Para janeiro e fevereiro Tiago pretende deixar como novas edições ainda mais especiais, levando artísticas e teatro ao centro histórico.

O presidente da FCDL / SC, Ivan Roberto Tauffer, acredita que as incertezas da economia e o aumento da matéria, notadamente dos combustíveis, energia elétrica e supermercados, que ditam o rumo das atividades de diversos setores produtivos, vem o cenário de certa apreensão não consumidor. "O Natal é uma data muito tradicional, que reúne a família e desperta a vontade de troca de presentes. Um otimismo para conta dos lojistas, pois essa é considerada um dado mais importante para o comércio que aguarda com ansiedade essa dados para recuperar as perdas do ano passado ", projeta o dirigente.

Expectativa nos Balneários para a temporada é de crescimento

O cenário desde o começo de 2020 não é dos mais animadores para o turismo. Naquele ano, uma economia brasileira e a catarinense mostravam certo avanço. O PIB (Produto Interno Bruto) fechado o ano com 1,1% de crescimento em relação a 2018 no país. Santa Catarina também alcançou um PIB de R $ 323,26 bilhões em 2019, o sexto maior valor no Brasil.

A expectativa para a sequência éra das melhores. Afinal, São Francisco do Sul faz parte de um roteiro turístico catarinense que atrai visitantes de várias partes do país e do mundo com praias de tirar o fôlego, paisagens exuberantes e as mais variadas opções para os diferentes setores turísticos, como o de aventura, religioso , de eventos, corporativo, between outros.

"Foi um período muito difícil, principalmente no início da pandemia, quando houve o bloqueio. Os hotéis foram muito afetados, porque ao contrário das lojas, do comércio, que tiveram uma saída e viram um salto gigantesco no ecommerce, a hotelaria precisa que o convidado esteja dentro da nossa casa. Então, muitas vezes, chegou a ser desesperador '', explica Rui Schürmann, diretor presidente da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina).

'' Agora, felizmente, com o avanço na vacinação, o quadro é outro, há uma tranquilidade, com as UTIs (unidades de terapia intensiva) e equipes de saúde mais liberadas, ea expectativa é de uma forte temporada. Teremos um ótimo verão pela frente '', finaliza Schürmann.

Essa também é a expectativa de Franciele Cristine dos Santos. Proprietária de uma distribuidora de bebidas no Ubatuba, a IlhaGás, ela espera que a temporada 2021 supere todas as previsões, principalmente com a situação atual da COVID no estado.

''Passamos por momentos de baixa em vendas e reajustes exorbitantes nos preços das mercadorias, porém acreditamos que pelo calor que se anuncia e também com a redução dos casos e a vacinação muito adiantada, teremos um dos melhores verão em relação a faturamento dos últimos anos'', revela Franciele, que ainda projeta um resultado otimista. ''Acreditamos que o comércio da praia deva vir a atingir uma crescente de pelo menos 30% em relação ao ano passado''.

O presidente do CDL de São Francisco do Sul, Maurício Rodrigues sabe que o Natal e a temporada são épocas capazes de impulsionar o faturamento dos lojistas. Segundo Rodrigues, ''o Natal é uma das datas mais importantes para o comércio local''.

Rodrigues espera que ''as vendas superem as estimativas provisionadas para o estado'', que estima aumento de 65%.


'Vivendo um dia de cada vez' Anterior

'Vivendo um dia de cada vez'

Logimodal inaugura REDEX em seu complexo logístico Próximo

Logimodal inaugura REDEX em seu complexo logístico

Deixe seu comentário