Desenvolvimento Econômico

Baía da Babitonga mobiliza setor público e privado em SC

  • Divulgação - Reunião promovida pela Facisc aborda o tema do alargamento e aprofundamento do Canal da Baia da Babitonga, destacando a importância da obra para o desenvolvimento logístico e econômico de Santa Catarina

"A Baía da Babitonga é essencial para o corredor logístico catarinense", explica Elson Otto, presidente da FACISC

O Canal da Baia da Babitonga foi o tema central da reunião promovida pela Facisc nesta quarta-feira, 31/7, entre as secretarias de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e de Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), representantes das associações empresariais de Araquari, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e Joinville, diretores da Federação, além das equipes técnicas.

O presidente da Facisc, Elson Otto, explica que a reunião faz parte de uma série de encontros promovidos pela Federação para promover a discussão em torno de um dos temas de maior impacto para a região Norte de SC e também para o Estado, pois impacta diretamente na questão logística. “Nós precisamos continuar a lutar pelas causas que entendemos como primordiais para o desenvolvimento do nosso Estado. É uma demanda que precisamos nos mobilizar e aprimorar o diálogo para que o assunto tenha a atenção necessária”.

O alargamento e aprofundamento do Canal da Babitonga já são temas discutidos pelo meio empresarial e pela gestão pública. Uma Parceria Público Privada poderá viabilizar a obra. O modelo, inédito no Brasil, que envolve o Governo de Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, precisa ser aprovado pelo órgão federal e também necessita de licenças ambientais do Ibama. A obra de dragagem de aprofundamento e alargamento do canal externo que dá acesso aos Portos de São Francisco do Sul e de Itapoá aumentará a profundidade dos atuais 14 metros para 16 metros e permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. Hoje o complexo portuário recebe navios com até 310 metros de comprimento.
“Essa é uma obra necessária há mais de uma década. Estamos com pelo menos cinco gerações de navios atrasados e com essa PPP vamos contribuir para garantir a eficiência logística de Santa Catarina. Se não tivermos uma logística eficiente não haverá uma indústria forte e não haverá crescimento econômico”, reforçou o secretário Beto Martins.

O secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, disse que a secretaria tem como grande desafio o desenvolvimento das atividades e preservação do meio ambiente. “O empresário catarinense sabe da importância da preservação ambiental e do desenvolvimento”. Dalla Costa explicou que a Baia da Babitonga tem uma sistemática de proteção e é necessário trazer para a mesa para chegar a uma solução que priorize o desenvolvimento sustentável.

Conforme o protocolo de intenções já assinado entre as partes, a obra será custeada pelo Porto Itapoá, que terá o investimento devolvido com desconto nas tarifas portuárias.

O empresário de Joinville, José Mário Gomes Ribeiro, disse que é importante a retomada pelo Estado das discussões para o zoneamento ecologico e econômico da região, destacando o potencial econômico da região e gargalos de portos.

A participação de Beto Martins na reunião foi o último ato público como secretário. Ele assume nesta sexta, 2/8, vaga como senador no lugar de Ivete da Silveira (MDB), por quatro meses, até 30 novembro. Ivan Amaral assume como secretário titular da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias.


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