Fundação ArcelorMittal entrega laboratório de Robótica de R$ 350 mil para escola pública de São Francisco do Sul

Escola Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo foi uma das ganhadoras nacionais do Prêmio Liga STEAM

Alunos da Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo, de São Francisco do Sul, acabam de ganhar uma nova ferramenta para transformar a educação. A Fundação ArcelorMittal entregou nesta quinta-feira (4/7) à escola um laboratório de robótica pela conquista do primeiro lugar no Prêmio Liga STEAM 2023. Eles foram vencedores nacionais na categoria Ensino Fundamental, com o projeto “Dengue: nem sempre o mosquito é o vilão”.

O ambiente laboratorial é composto de notebook, impressora multifuncional, impressora 3D, televisor, kits educacionais Lego, mobiliário e conexão wi-fi, conjunto avaliado em R$ 350 mil. O evento de entrega contou com representantes do poder público, da ArcelorMittal, educadores e estudantes.

“Através deste laboratório de robótica, abrimos possibilidades para que os educadores e as crianças possam trabalhar o conhecimento de forma inovadora, trabalhando com a abordagem STEAM e adquirindo um conhecimento que vai agregar ao futuro profissional de cada um deles e também à comunidade”, avalia a Gerente de Comunicação e Relações Intitucionais da ArcelorMittal em Santa Catarina, Fernanda Valadares. “Hoje é um momento de comemoração por este sonho realizado. Este laboratório é muito importante para nossa escola, para o desenvolvimento coletivo e o raciocínio lógico de nossas crianças”, destacou a diretora Bruna Bierman. .
Coordenado pela professora Viviane Souza da Silva Gonçalves, o trabalho premiado foi desenvolvido pelos alunos da 7ª série e procurou mostrar que o combate à dengue depende da ação humana. Os estudantes produziram um repelente de citronela, uma câmara automatizada para aplicação do repelente nas pessoas e um mapa colaborativo com focos de dengue no entorno da escola, para informação da comunidade.

*Escolas de Santa Catarina têm projetos aprovados no Prêmio Liga STEAM 2024

O Prêmio Liga STEAM é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional

Com o tema “Pensar agora nos limites do planeta é bom pro mundo”, a edição 2024 da premiação já divulgou a lista dos 150 projetos aprovados para implementação nas escolas, sendo 50 iniciativas selecionadas em cada categoria. Neste ano, foram quase 2 mil inscrições de todo o país, e 16 aprovados em Santa Catarina. São Francisco do Sul e Brusque são as cidades com maior número de projetos inscritos para a próxima etapa, com seis projetos cada. Para conferir a lista completa de projetos selecionados, acesse https://ligasteam.com.br/premio.

O Liga STEAM é o maior projeto de difusão dessa abordagem educacional no país e visa aprofundar o conceito e as práticas STEAM nas salas de aula. O STEAM estimula os estudantes a desenvolver projetos para resolver questões cotidianas ou da comunidade, usando conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (formando a sigla STEAM em inglês). A estratégia visa conectar parcerias e somar forças e investimentos na educação, sendo bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido.

Cooperativas do setor agropecuário geram 60 mil empregos em SC Anterior

Cooperativas do setor agropecuário geram 60 mil empregos em SC

Pix por aproximação deve começar em fevereiro de 2025 Próximo

Pix por aproximação deve começar em fevereiro de 2025

Deixe seu comentário