Sugestão de cuidados com a saúde para aproveitar melhor o verão

O verão chegou, e as altas temperaturas são um convite para atividades ao ar livre, mas é preciso atenção e cuidado para evitar que o calor cause danos a saúde. Um problema comum nesse período é a desidratação, o indivíduo pode apresentar também intestino preso, pele seca, inchaço (retenção de líquido), fome, cansaço, fadiga e dores de cabeça.

Em geral, perdemos 2,5 litros de água por dia, eliminados pela urina, fezes, saliva e suor. Quando a perda de líquidos ultrapassa esse limite, é considerada um caso de desidratação e nos períodos mais quentes, a transpiração excessiva pode contribuir para o quadro de desidratação.
De acordo com o cardiologista e professor do IDOMED Jaraguá do Sul, Dr. Jober Teixeira Bastos, o calor também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. “Por esse motivo, é necessária uma atenção especial com a hidratação, para que o corpo não sofra tanto nos períodos de calor intenso e nem corra o risco de desidratar”, diz o cardiologista.
Ele acrescenta que, em geral, o calor provoca a redução da pressão sanguínea, o que pode até diminuir o risco de infarto. “Apesar disso, se houver muita perda de líquido ou grande aumento do esforço, isto pode aumentar o risco para o coração”, ressalta o professor.
A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Estácio São José, Elisa de Espíndola, explica que alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados nos dias de maior calor. “Alimentos gordurosos costumam deixar a digestão mais lenta, piorando sintomas como mal-estar e fadiga, sensações comuns em dias de calor. Salgados, frituras e outros petiscos também são ricos em sal e favorecem a retenção hídrica”, diz a nutricionista.
A nutricionista ressalta ainda que, para quem quiser variar um pouco na hora de se hidratar sem fugir do saudável, existem opções refrescantes e deliciosas. “Dá para aromatizar a água com hortelã, aproveitar os chás gelados de preferência à base de ervas, flores e especiarias e sem açúcar, e é claro a água de coco”.


Contratos de prestação dos serviços ao SUS terão reajuste Anterior

Contratos de prestação dos serviços ao SUS terão reajuste

Santa Catarina comemora sanção de lei sobre revisão da tabela SUS Próximo

Santa Catarina comemora sanção de lei sobre revisão da tabela SUS

Deixe seu comentário