Santa Catarina se prepara para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Santa Catarina se prepara para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente com um evento preparatório focado em Governança e Educação Ambiental. O encontro, que será realizado na próxima segunda-feira, 11, das 13h30 às 16h30, terá formato virtual por meio do Google Meet e visa discutir com todos os municípios catarinenses, as principais questões ambientais do estado e fortalecer as políticas públicas em nível municipal e estadual, com foco em um dos maiores desafios da atualidade: a emergência climática.

A atividade será dividida em dois momentos principais: uma mesa redonda com especialistas e gestores ambientais e uma oficina de planejamento participativo. Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de discutir propostas para aprimorar e fortalecer as políticas públicas ambientais, que serão compiladas em um relatório final com recomendações a serem enviadas para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para 2024.

“A Semae, em conjunto com o CTA, realiza esse evento para contribuir com a V Conferência Nacional do Meio Ambiente, demonstrando todo seu compromisso com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente no Estado de Santa Catarina. E pra isso, é importantíssima a participação dos municípios. Para que todos consigam desenvolver os melhores projetos possíveis quando formos compartilhar na conferência nacional,” destacou o Secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina, Guilherme Dallacosta.

Programação do Evento Preparatório

A abertura do evento, marcada para as 14h, abordará conceitos e legislações essenciais sobre governança e educação ambiental, com um olhar sobre a importância da articulação entre os diferentes níveis de governo — federal, estadual e municipal — para enfrentar os desafios climáticos globais. A mesa redonda, que será conduzida por especialistas e gestores, se aprofundará em diversos temas, entre eles:

  • 14h25 – Atualização das Políticas Nacionais e Estaduais: A importância de revisar e atualizar as políticas públicas para mitigar os eventos climáticos, como a CIEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental), a CTEA (Comissão Técnica de Educação Ambiental) e os GTEAs (Grupos Técnicos de Educação Ambiental), para fomentar a construção de valores socioambientais e definir estratégias e planos setoriais.
  • 14h50 – A Educação Ambiental como Transformação Ecológica: Discussão sobre como a educação ambiental pode contribuir de maneira sistêmica para a transformação ecológica e ser inserida na perspectiva de ética ambiental, promovendo uma mudança de comportamento nas comunidades e nas políticas públicas.
  • 15h15 – O Cenário Atual dos Eventos Climáticos em Santa Catarina: Abordagem sobre os impactos dos eventos climáticos no estado e a necessidade urgente de implementar políticas públicas eficazes, que também sirvam como apoio socioambiental e econômico para a população.
  • 15h40 – Incentivo à Inclusão da Emergência Climática nas Instituições: Debate sobre a importância de incentivar as instituições a incluir a temática da emergência climática em seus sistemas de governança, promovendo ações concretas e colaborativas para a mitigação dos impactos climáticos.
  • 16h05 – Sessão de Perguntas: Momento dedicado para interação com os participantes e esclarecimento de dúvidas sobre os temas abordados.

A oficina de planejamento participativo, que ocorrerá logo após a mesa redonda, proporcionará aos participantes a oportunidade de contribuir ativamente com ideias e sugestões para fortalecer as políticas públicas ambientais no Estado de Santa Catarina. As propostas discutidas serão sistematizadas em um relatório, que será encaminhado à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, uma das maiores plataformas de diálogo sobre políticas ambientais do Brasil.

Como Participar

O evento será realizado de forma online através da plataforma Google Meet, e os interessados podem acessar a reunião utilizando este link. Para quem preferir, também será possível participar por telefone, ligando para o número ‪+55 11 3957-8699‬ e inserindo o PIN: ‪583 062 340‬#.

O evento é uma oportunidade para gestores, especialistas, ativistas e cidadãos interessados em colaborar com a construção de soluções para os desafios ambientais do estado. A participação ativa é essencial para o fortalecimento das políticas públicas e para a construção de um futuro mais sustentável para Santa Catarina e o Brasil.


Atletas de São Francisco do Sul participam da 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina Anterior

Atletas de São Francisco do Sul participam da 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina

Geada e temperaturas baixas marcam o início do fim de semana em Santa Catarina Próximo

Geada e temperaturas baixas marcam o início do fim de semana em Santa Catarina

Deixe seu comentário