Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em furtos no litoral norte catarinense
Hospital Dona Helena realiza primeira cirurgia cardíaca robótica em Santa Catarina
Equipe do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), realizou, na tarde desta quinta-feira, 7, a primeira cirurgia cardíaca auxiliada por robô em Santa Catarina. O procedimento, que durou cerca de quatro horas, destinou-se à troca da válvula mitral em um paciente de 60 anos. A válvula mitral tem a função de controlar o fluxo sanguíneo do coração. A cirurgia utilizou o robô denominado Da Vinci Xi, um dos mais modernos do mundo, instalado no Dona Helena em maio deste ano. Perto de 60 procedimentos já foram realizados com o equipamento, em diferentes áreas médicas.
“Sem dúvida, este é um marco para a saúde catarinense, demonstrando a evolução da medicina joinvilense”, ressalta o cardiologista joinvilense Robinson Poffo, um dos principais especialistas do país, que acompanhou o procedimento liderado pelo cardiologista Alisson Toschi. Poffo explica que o uso da robótica em cirurgias do coração é muito indicado para troca de safena, tratamento de arritmias e algumas cardiopatias congênitas, mas sua aplicação, com segurança e eficiência, depende da seleção criteriosa do paciente, para que a técnica seja adequada.
Incisões menores e recuperação mais rápida são duas das principais vantagens da robótica em cirurgias cardíacas, de acordo com o médico Alisson Toschi. Ele afirma que o procedimento, no Dona Helena, foi um sucesso: “Tudo correu como planejado, sem intercorrências”.


Deixe seu comentário