Ferry boat entre Itajaí/Navegantes implementa pagamento via Pix

  • FOTO: Solon Soares/Agência AL - - Medida vale a partir de 22 de fevereiro; assunto foi discutido em audiência pública proposta pelo deputado Napoleão Bernardes

Antes da implementação dessa medida, a aquisição de bilhetes era restrita ao formato presencial, no local de embarque, sendo necessário o uso de dinheiro em espécie

A partir de 22 de fevereiro, o ferry boat que realiza a travessia entre Itajaí e Navegantes oferecerá aos usuários a opção de pagamento antecipado da tarifa por meio do Pix, utilizando um aplicativo específico para smartphones. A iniciativa, anunciada pela empresa NGI Sul, encarregada da operação do sistema, atende parcialmente a uma antiga demanda dos passageiros e lideranças políticas locais.

Antes da implementação dessa medida, a aquisição de bilhetes era restrita ao formato presencial, no local de embarque, sendo necessário o uso de dinheiro em espécie. Essa prática, alvo de contestações há vários anos, não acompanha a tendência de redução do uso de papel-moeda no comércio. A questão foi amplamente discutida em uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa (Alesc) em agosto do ano passado.

"Sem dúvida, a medida representa um avanço significativo e atende a uma das demandas apresentadas ao governo do Estado e à concessionária: a adoção de métodos de pagamento mais modernos e ágeis. Contudo, é apenas o ponto de partida para as mudanças necessárias no serviço. Continuaremos pleiteando melhorias para um transporte mais eficiente e condizente com as necessidades da população", declara o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD).

O parlamentar, proponente da audiência pública, liderou a formação de uma força-tarefa, em parceria com membros do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual, para exigir a implementação de melhorias no ferry boat. Em dezembro, a Alesc aprovou um projeto de lei que torna obrigatória a oferta de diferentes meios de pagamento nas travessias fluviais, incluindo Pix e cartão de débito ou crédito. "A lei aguarda apenas a sanção do governador para entrar em vigor. Esperamos que, em breve, a concessionária aceite também cartões de crédito ou débito", destaca Bernardes.

Operado há quase 40 anos pela mesma empresa, mediante autorização do governo do Estado e sem um contrato formal, o serviço de ferry boat é considerado precário, ocorrendo por tempo indeterminado. Isso dificulta a fiscalização adequada por parte do poder concedente e dos órgãos de controle. "Existe uma decisão judicial que obriga o Estado a realizar uma licitação e estabelecer um contrato de prestação de serviço com direitos, deveres e mecanismos para avaliação de qualidade. Vamos cobrar para que isso ocorra neste ano", conclui Bernardes.

Procedimento do Pagamento via Pix

Para utilizar o novo método de pagamento, os usuários devem baixar o aplicativo SI.GO, disponível na App Store ou Google Play. Após o cadastro e a seleção das cidades de Itajaí/SC e Navegantes/SC, será gerado um QR Code automaticamente durante o processo de pagamento via Pix. O encarregado pela cobrança realizará a leitura do código na tela do celular dentro da embarcação. A concessionária recomenda que a compra seja efetuada enquanto os usuários estiverem na fila ou mesmo antes de se dirigirem ao ferry boat.


Jorginho Mello veta R$ 58 milhões para ações de combate a enchentes no Vale do Itajaí Anterior

Jorginho Mello veta R$ 58 milhões para ações de combate a enchentes no Vale do Itajaí

Contratos de prestação dos serviços ao SUS terão reajuste Próximo

Contratos de prestação dos serviços ao SUS terão reajuste

Deixe seu comentário