Espetacular: Olimpíadas de Paris 2024 encerra com passagem de bastão para Los Angeles 2028

A cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris 2024, realizada neste domingo (11), no Stade de France, começou às 21 horas na França, às 16 horas (de Brasília). O evento marca a finalização dos Jogos Olímpicos e a passagem de bastão para a próxima edição, marcada para 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Logo no início do evento, um vídeo com os melhores momentos e o resumo das Olimpíadas foi exibido. Os Estados Unidos terminaram na liderança do quadro de medalhas, enquanto o Brasil ficou no 20º lugar - foram 20 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e 10 de bronze.

A abertura do evento contou com a apresentação da famosa música francesa "Sous le ciel de Paris", conhecida por ser o "hino de Paris", em um musical - a canção exalta a cidade de Paris e lembra o apelido de "cidade do amor". Na sequência, a La Marseillaise foi tocada no Parque dos Príncipes.

Pira apagada

Depois do hino nacional da França, o fogo olímpico foi apagado na pira principal. Ao longo da cerimônia, o fogo é transportado dos jardins do Louvre, onde estava a pira, até o Stade de France. Os dois locais ficam a cerca de 10km de distância.

Como tradicionalmente acontece, as bandeiras das delegações que participaram das Olimpíadas marcaram presença na cerimônia de encerramento.

No Stade de France, a dupla Ana Patrícia e Duda, campeãs olímpicas no vôlei de praia, representaram o Brasil. As jogadoras demonstraram muito entusiasmo e interagiram com o público nas arquibancadas.

Além da dupla, as atletas da ginástica rítmica do Brasil e outros membros da delegação brasileira também marcaram presença na cerimônia de encerramento.

Ao todo, 205 bandeiras entraram no estádio. A maioria dos países foi representado por atletas que ganharam medalhas em Paris. Já o país-sede teve atletas do rugby e do ciclismo de estrada como porta-bandeiras da França.

Em meio ao desfile da bandeira, as músicas "We are the Champions", clássico do Queen, e "Les Champs-Elysées", de Joe Dassin, foram tocadas no estádio.

Último pódio

A cerimônia de encerramento também contou com o último pódio das Olimpíadas de Paris 2024. No meio do pódio, as três melhores atletas da maratona feminina entraram no estádio para receber suas medalhas. A holandesa Sifan Hassan ficou com o ouro, a etíope Tigst Assefa foi prata e a queniana Hellen Obiri terminou com o bronze.

Homenagens

Após o último pódio, alguns voluntários das Olimpíadas de Paris entraram no estádio para serem homenageados - ao todo, cerca de 45 mil pessoas trabalharam voluntariamente.

Além disso, a ginasta brasileira Victória Borges, que competiu machucada, foi à cerimônia de encerramento de cadeira de rodas e recebeu homenagens das companheiras.

Apresentação

Com o fim das homenagens, as luzes do estádio se apagaram para uma apresentação. Um homem vestido com a cor dourada, denominado "Viajante Dourado", desceu do teto do Stade de France sob um jogo de luzes. No gramado, uma imagem do mapa mundi foi exibida.

O viajante pousou no meio do estádio para levar o público a uma viagem pela história dos Jogos. Assim como na Cerimônia de Abertura, a apresentação também contou com referências aos momentos históricos da França e Grécia - o hino grego foi tocado.

Em seguida, os anéis olímpicos, que representam os cinco continentes entrelaçados, foram levados ao palco, no centro do gramado. Os anéis simbolizam a união entre os povos.

Grandes momentos

Um novo vídeo com conquistas, derrotas e grandes momentos dos atletas em Paris foi exibido pela organização. Na gravação, destaque para o choro da brasileira Bia Souza, campeã olímpica no Judô, além da icônica foto do surfista Gabriel Medina, que ganhou a medalha de bronze, e da reverência à Rebeca Andrade.

Balada

A cerimônia também contou com um breve show da banda francesa Phoenix, que agitou os atletas e os espectadores presentes no Stade de France. Com as luzes apagadas, outros artistas também se apresentaram.

Discurso

Presidentes de Paris 2024 e do COI sobem ao palco 

No centro da passarela que liga os continentes, Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobem ao palco.

Tony Estanguet, presidente de Paris 2024: 'Uma onda tomou conta do país, e depois de todo o mundo'

Em seu discurso na Cerimônia de Encerramento, o presidente de Paris 2024, Tony Estanguet, destacou "a onda" que tomou conta do mundo após as primeiras medalhas dos Jogos:

"Uma onda tomou conta do país, e depois de todo o mundo (....) do primeiro ao último dia, toda a França se tornou Olímpica," comentou. "Cada medalha virou um feriado nacional," completou.

"Aos 45 mil voluntários, que nos mostraram a forma de fazer e trouxeram um espírito de festa aos nossos Jogos, obrigado," disse o ex-canoísta.

Estanguet agradeceu a todas as pessoas envolvidas com os Jogos.

"Esta noite, nunca senti tanto orgulho de ser francês. Juntos, mostramos a mais bela face do nosso país."

Ele lembrou ainda que nunca houve tantos pedidos de casamento como em Paris 2024 - um deles do atleta brasileiro do salto triplo Almir Júnior, logo após disputar a final da prova no Stade de France.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, também exaltou o sucesso dos Jogos Paris 2024.

"Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram uma celebração dos atletas e do esporte no seu melhor", disse Bach durante seu discurso.

"Obrigado por nos fazer sonhar, por acreditar em um mundo melhor para todos. Sabemos que os Jogos podem criar uma cultura de paz que inspire o mundo. É por isso que peço a todos que compartilham esse espírito, a viver essa cultura a cada dia."

"Esses jogos inspiraram o mundo porque nossos amigos franceses prepararam o palco. E que palco magnífico foi esse," exaltou.

Ele falou ainda sobre o belo clima criado nos locais de competição, e que Paris 2024 foi "uma celebração dos Jogos da sua melhor forma."

"Os primeiros Jogos Olímpicos foram entregues completamente sob nossas reformas da Agenda Olímpica: mais jovens, mais urbanos, mais inclusivos, mais sustentáveis. Os primeiros Jogos Olímpicos com total paridade de gênero," completou.

Ele ainda brincou afirmando que foram Jogos "Seine-sacionais", em uma brincadeira com o rio Sena (Seine, em francês).

"Foram Jogos de uma nova era em todos os aspectos, e vocês podem ficar orgulhosos disso," comentou o ex-esgrimista.

"Caros amigos franceses, vocês se apaixonaram pelos Jogos Olimpicos. E nos apaixonamos por todos vocês. Obrigado, Paris, obrigado, França! Viva a França!"

Tom Cruise desce no Stade de France durante Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Paris 2024

O astro de "Top Gun: Maverik" e indicado ao Oscar por "Magnólia", Tom Cruise desce no Stade de France, lembrando seus personagens de "Missão Impossível" e agora ele pega a bandeira Olímpica e avança de moto, à la "Top Gun".

Explorando Los Angeles

A jornada LA28 começa no Stade de France, dando ao mundo um gostinho de Hollywood em Paris, em um espetáculo inesquecível que dá início aos próximos Jogos Olímpicos.

Ao som de Red Hot Chili Peppers, outra banda ligada à Califórnia, Tom Crusie pulou do avião e transforma o letreiro de Hollywood.

Um elenco de rostos famosos, atletas promissores e moradores de Los Angeles viajam em uma aventura repleta de ação, levando a marcos icônicos da cidade americana.

Com a ajuda da magia de Hollywood, pousaremos na Califórnia momentos depois e veremos um dos cenários mais icônicos de Los Angeles transformado de uma forma nunca vista antes.

Mais LA28

A ciclista Kate Courtney, do mountain bike, anda pelas ruas da cidade nos levará pelas ruas do centro de Los Angeles até um palco que em breve será Olímpico três vezes: o Los Angeles Memorial Coliseum, onde outra lenda aguarda.

É o medalhista de ouro do atletismo Michael Johnson, que continuará a corrida até a praia pelos bairros de Los Angeles – onde cidadãos comuns se juntam à festa.

Finalmente, a energia do revezamento atinge seu pico em uma das praias mais famosas do mundo, a icônica Venice Beach, com o fenômeno do skate Jagger Eaton.

Red Hot Chili Pepers canta 'Can't Stop' em frente à placa de LA28 na Venice Beach

Jagger Eaton chega até um palco com a lendária banda Red Hot Chili Peppers, que se apresenta agora.

Anthony Kiedis, o vocalista, canta "Can't Stop", com auxílio de Flea, baixista.

Billie Eilish canta 'Birds of a Feather' na Cerimônia de Encerramento

Ainda de frente ao mar californiano, Billie Eilish, cantora de Los Angeles, canta "Birds of a Feather"

Snoop Dog faz sua performance

Agora é a vez do rapper Snoop Dogg fazer sua apresentação em Venice Beach.

Encerramento

Chama Olímpica de Paris 2024 é apagada

Léon Marchand volta carregando a chama Olímpica em uma lanterna. A chama é apagada.

Yseult canta My Way, uma canção de sucesso que carrega um forte vínculo entre a França e os Estados Unidos.

Com esta versão íntima e vibrante, a cantora francesa completa as sequências artísticas das cerimônias Olímpicas com esta mensagem: "Voilà, nous l'avons fait comme ça" ("Foi assim que fizemos").

Como último número musical, Yseult canta "My Way", uma canção de sucesso de Frank Sinatra que carrega um forte vínculo entre a França e os Estados Unidos. 

Com esta versão íntima e vibrante, a cantora francesa completa as sequências artísticas das cerimônias Olímpicas com esta mensagem: "Voilà, nous l'avons fait comme ça" ("Foi assim que fizemos").

E termina assim Paris 2024 - Jogos para todos, que agora estão encerrados.



Previsão indica frio intenso e possibilidade de neve em Santa Catarina neste fim de semana Anterior

Previsão indica frio intenso e possibilidade de neve em Santa Catarina neste fim de semana

Atletas brasileiras fecham Jogos de Paris com desempenho histórico Próximo

Atletas brasileiras fecham Jogos de Paris com desempenho histórico

Deixe seu comentário