Arte

Dança e carnaval inspiram palestras e oficina gratuitas em Joinville

  • Divulgação - Oficina com ênfase na dança será ministrada no domingo pelo multi-artista Alceu Bett

História da Arte e Fotografia nos Séculos 20 e 21 é o ciclo de palestras que a Galeria 33 promove neste sábado (23) e domingo (24) em Joinville. Serão quatro conversas sobre registros fotográficos e estéticos acerca da tradição carnavalesca e uma oficina de fotografia com ênfase na dança, ministradas por artistas e educadores renomados de Santa Catarina como Alceu Bett, Eneléo Alcides, Rosangela Cherem e Fernando Albalustro. A inscrição é gratuita pelo site www.sympla.com.br .

Artista visual e cineasta, Alceu Bett iniciou sua carreira como fotógrafo. Formado em fotografia cinematográfica pela Escuela Internacional de Cine y Television (Cuba), especializou-se em direção de cinema e TV pela Universidade Moderna de Lisboa. Além de multi-artista, Alceu é diretor executivo dos festivais Internacionais decCinema Shortcutz e Joinville International Short Film Festival e também coordena a Galeria 33.
Rosângela Cherem é uma pesquisadora renomada e professora titular na área de história e teoria da Arte. De vasta formação acadêmica, ela é coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento e orienta pesquisas sobre diversos temas relacionados à história da arte. Ao longo de sua carreira, tem contribuído significativamente para o entendimento da produção artística em Santa Catarina, abordando tanto aspectos históricos quanto contemporâneos.
Eneléo Alcides é professor universitário e pesquisador com ampla atuação em diversas áreas, incluindo antropologia, sociologia, direito de família, estudos de gênero, Modernidade e direitos humanos, além da história da arte, na qual tem pós-doutorado. Além de sua carreira acadêmica, também se destaca como gestor cultural, tendo atuado como diretor geral de artes e eventos na Fundação Cultural Badesc de 2013 a 2021. Como fotógrafo e professor de fotografia na Escola Câmera Criativa, ele combina sua expertise teórica com uma prática artística e educacional.
Fernando Albalustro é um profissional multifacetado com uma vasta experiência em artes visuais, produção cultural, economia criativa e carnaval. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e com pós-graduação em Licenciatura em Cultura e Criação pelo Senac SC, ele possui um profundo conhecimento teórico em teoria da cor, história da arte e políticas culturais. Também é reconhecido pelo seu envolvimento no cenário carnavalesco de Florianópolis, tendo sido carnavalesco de escolas de samba e membro fundador do coletivo cultural Oficina Crítica de Carnaval.

O ciclo de palestras é uma proposta executada com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Os participantes receberão certificado ao final do evento.

Programação:

Sábado, 23 de março:

10h - 12h: Fotografia de carnaval de Escolas de Samba: registros e poéticas - parte 1, por Eneléo Alcides

14h - 16h: A teoria da cor no Conjunto Estético das Escolas de Samba, por Fernando Albalustro

16h30 - 18h30: Carnaval: memória e imaginação pelos registros pictóricos, por Rosangela Cherem

Domingo, 24 de março:

10h - 12h: Fotografia de carnaval de Escolas de Samba: registros e poéticas - parte 2, por Eneléo Alcides

14h - 18h: Movimento na Fotografia de Dança em Estúdio - Primeiros Passos, por Alceu Bett

Inscrições gratuitas pelo www.sympla.com.br

Local: Galeria 33 , rua Bento Gonçalves, 33, Glória.

Mais informações em www.galeria33.com


Memorial da Comunicação Catarinense tem projeto aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura Anterior

Memorial da Comunicação Catarinense tem projeto aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura

Espetáculo de Joinville é assistido por quase 2 mil pessoas em escolas de Garuva Próximo

Espetáculo de Joinville é assistido por quase 2 mil pessoas em escolas de Garuva

Deixe seu comentário