CONQUISTA

UFSC Joinville conquista primeiro lugar em competição nacional de embarcações em miniatura

A equipe Seven Seas Nautidesign, do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o primeiro lugar no 11° Desafio Universitário de Nautidesign (DUNA), pela segunda vez consecutiva. A competição, promovida pela UFSC, ocorreu entre os dias 21 a 24 de agosto no lago da Expoville em Joinville (SC) e contou com oito desafios ao longo dos dias. Nesta edição, participaram estudantes de engenharia de dez estados brasileiros. A competição reuniu 24 equipes, representando 16 instituições de ensino superior que disputaram as provas.

O desafio consiste no desenvolvimento e construção de um modelo em escala reduzida de uma embarcação do tipo rebocador, que passa por uma série de provas a fim de avaliar a qualidade de seu projeto e construção. O projeto de extensão DUNA busca fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval.

A equipe vencedora Seven Seas Nautidesign é formada por estudantes do Centro Tecnológico da UFSC Joinville e coordenada pelo professor Andrea Piga Carboni. O grupo já havia conquistado o primeiro lugar na competição em 2023, vencendo quatro das nove provas. Nesse ano, conquistou novamente o primeiro lugar vencendo seis desafios.

Foto

O estudante de Engenharia Naval e membro da equipe vencedora Lucas Pereira Silva declara que esta foi a sua “primeira vez participando da competição com a Seven, e a mesclagem do clima competitivo com o senso de união e cooperação dos membros da equipe foram fatores primordiais que garantiram um clima bastante agradável, no qual pude ter contato direto, pela primeira vez desde que ingressei na UFSC, com a engenharia naval propriamente dita, mesmo que em escala reduzida.”

Luiza Helena da Silva Bettoni, também estudante de engenharia naval, destacou que participar de uma equipe de competição é muito importante na sua formação acadêmica, visto que ela já faz parte desde caloura da equipe. “Desde sempre me senti abraçada e parte da família Seven. Passamos por muitos desafios no ano de 2023, mas com muito esforço e dedicação conquistamos o nosso primeiro lugar. Já em 2024 tivemos como objetivo aumentar a confiabilidade dele e melhorar a nossa performance, e é com muito orgulho que conseguimos o nosso bicampeonato. A Seven Seas além de uma equipe que melhora a nossa formação profissional, é uma família onde criamos amigos que levaremos universidade a fora, lugar que desenvolvemos projetos com a comunidade, melhorando assim nossa habilidade social.

Distribuição de água apresenta realidade complexa e desafiadora no Brasil Anterior

Distribuição de água apresenta realidade complexa e desafiadora no Brasil

Projeto Cangoma leva show de cultura popular para Joinville Próximo

Projeto Cangoma leva show de cultura popular para Joinville

Deixe seu comentário