SUSTENTABILIDADE: Casa de Garrafas Pet é construída em CEI de Araquari

  • divulgação -

Os sofás, o fogão, a mesa da cozinha são todos construídos com materiais recicláveis.

A casa tem 11.78 metros quadrados e foi construída no pátio do Centro de Educação Infantil Vovó Brandina por professores e alunos,  localizado no Centro de Araquari, conta com uma sala e uma cozinha onde seus móveis também são de materiais reciclados. Contudo a ideia é torná-la ainda mais sustentável: “Nós pretendemos ainda criar uma cisterna com material reciclável para recolher a água da chuva e uma horta hidropônica que será regada com esta água” conta Márcia Terezinha de Souza Moura, uma das professoras que ajudou a colocar o projeto em prática.
 
Ela e as professoras Karol Grochowicz, Nelciana da Silva e a diretora do CEI Francine Oliveira abraçaram a ideia e correram atrás da execução. “Nós sempre trabalhamos com as crianças a conscientização ambiental e agora elas, os pais, e a própria comunidade se uniram para nos ajudar a realizar este projeto”, explica Márcia. 
 
Os sofás, o fogão, a mesa da cozinha são todos construídos com materiais recicláveis. O CEI também reaproveitou os mesmos tipos de materiais para a decoração do jardim e a confecção de brinquedos com as crianças. “Elas trabalham junto, nos ajudam e estão adorando tudo. Aqui eles acabam se sentindo em casa”, diz Karol. 
 
O CEI já até recebeu visitas de outras unidades escolares que foram conferir e brincar no espaço criado no Vovó Brandina. E a prova de que foi realmente tudo um trabalho em grupo para ajudar as crianças a aprenderem sobre educação ambiental também na prática e por meio de brincadeiras foi que outras pessoas de fora do ambiente escolar também se incentivaram a ajudaram. 
 
“Nós tivemos a ajuda da comunidade que acabou doando para o CEI as garrafas, tivemos a ajuda de um arquiteto da cidade o senhor Rodéber Augusto Neuhaus que fez o projeto da casa e uma cooperativa de reciclagem, o Galpão Aventureiro de Joinville que doou as garrafas que faltavam”, comenta a diretora. 
 
Além disso, o piso e a própria estrutura de madeira da casa foram criadas com o apoio da Secretaria de Obras e da Secretaria da Educação. “Muitos pais também ajudaram e já vieram conhecer. As crianças não saem daqui, elas adoram brincar aqui dentro”, comenta Nelciana. 
 
Mas, para chegar onde hoje é um espaço de brincadeira foi um longo processo. “O mais importante de tudo isso, é que as crianças percebam como é importante a reciclagem para o meio ambiente, o que pode ser feito com os materiais que descartamos e também que aprendam a valorizar as pessoas e o próprio trabalho de reciclagem”, diz Márcia. Para isso, as professoras registraram cada momento para poder repassar para os alunos.
Alerta meteorológico Anterior

Alerta meteorológico

Meteorologia prevê trimestre de chuva acima da média em Santa Catarina Próximo

Meteorologia prevê trimestre de chuva acima da média em Santa Catarina

Deixe seu comentário