Meio Ambiente

Polícia Militar Ambiental flagra embarcações praticando pesca irregular de camarão

  • Divulgação/PMA -

Pescadores são surpreendidos realizando a pesca de camarão em período de defeso da espécie durante fiscalização realizada em São Francisco do Sul

Na segunda-feira (15), após denúncia de pesca irregular, a equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou uma embarcação na praia da Enseada, onde foram apreendidos 25 kg de camarão e equipamentos de pesca. Já na quarta-feira (17), em fiscalização nas proximidades da Ilha dos Tamboretes, outra embarcação foi fiscalizada praticando o mesmo ato, mas, desta vez, os pescadores, ao avistarem a embarcação da PMA, dispensaram no mar o produto pescado, sendo apreendidos somente os petrechos de pesca.

Em ambas as oportunidades os pescadores foram autuados por praticarem a pesca em período de defeso conforme prevê a Instrução Normativa IBAMA no 189/08, a qual proíbe anualmente de 1º de março a 31 de maio a pesca de arrasto com embarcação motorizada em todo o litoral catarinense.

Concomitantemente, foi aberto processo administrativo para apuração dos fatos. A Polícia comunicou o Ministério Público Federal, órgão responsável pela apresentação de denúncia referente aos crimes de pesca, e oficializou ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, uma vez que pescadores artesanais recebem o seguro defeso durante os meses em que a pesca é proibida.


Curso de Turismo de Natureza é realizado em São Francisco do Sul Anterior

Curso de Turismo de Natureza é realizado em São Francisco do Sul

Moradora denuncia encanamento irregular na Festilha que desemboca esgoto nas águas da Baía Babitonga Próximo

Moradora denuncia encanamento irregular na Festilha que desemboca esgoto nas águas da Baía Babitonga

Deixe seu comentário