Capacitação

Curso de Turismo de Natureza é realizado em São Francisco do Sul

  • Projeto Toninhas/Univille -

Projeto Toninhas/Univille oferece capacitação gratuita para operadores de turismo aquaviário, abordando informações técnicas e curiosidades sobre a fauna e flora da região

O Projeto Toninhas, que há mais de 15 anos atua na conservação do golfinho mais ameaçado da costa brasileira, realiza na segunda quinzena de abril o curso "Turismo de Natureza: Desafios e Oportunidades". A formação é voltada para operadores de turismo aquaviário e gestores que atuam na Baía Babitonga, abrigo de toninhas, botos-cinza, tartarugas-marinhas e diversas espécies de aves e peixes.

Com um componente teórico e um prático, o curso irá abordar temas ligados a práticas sustentáveis de observação da natureza, capacitando os operadores para o avistamento de pequenos cetáceos, aves aquáticas e ecossistemas da Baía Babitonga. De acordo com a coordenadora geral do Projeto Toninhas, Marta Cremer, a ideia é fornecer aos participantes informações técnicas e curiosidades sobre a fauna e flora da região. "Esperamos que o curso possa agregar valor aos passeios realizados, tornando esta uma atividade com viés ecológico e em prol da conservação", comenta a pesquisadora.

Marta menciona ainda que a busca por alternativas e saídas sustentáveis para a conservação sempre foram uma preocupação do Projeto, que conta com patrocínio Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. "Tão importante quanto tornar conhecida a toninha e a rica biodiversidade da Baía Babitonga, é pensar em meios que possibilitem o desenvolvimento das comunidades locais de forma aliada à conservação e a qualidade de vida das pessoas".

O curso deve ser ministrado por integrantes do Projeto Toninhas e conta com nomes já reconhecidos na área. O engenheiro florestal Ricardo Aguiar Borges, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) deve falar sobre o projeto "A Grande Reserva Mata Atlântica", e Anelise Rosa, da Secretária de Cultura e Turismo de Joinville, que abordará questões relativas ao Turismo Pedagógico de Base Comunitária do Programa "Viva Ciranda".

A formação é gratuita e acontece nos dias 23 e 24 de abril. A terça-feira está destinada à programação teórica, que irá acontecer no Portal Turístico Naval. Já na quarta-feira pela manhã estão previstas saídas de barco para o exercício das técnicas aprendidas no dia anterior. Serão 25 vagas disponibilizadas e as operadoras de turismo estão sendo convidadas pelo Projeto a participar.

Para mais informações, acesse: www.projetotoninhas.org.br

Órgãos públicos se unem para ação integrada na Baía Babitonga Anterior

Órgãos públicos se unem para ação integrada na Baía Babitonga

Polícia Militar Ambiental flagra embarcações praticando pesca irregular de camarão Próximo

Polícia Militar Ambiental flagra embarcações praticando pesca irregular de camarão

Deixe seu comentário