Pesquisa vai orientar novo modelo do transporte público em São Francisco do Sul
A Prefeitura de São Francisco do Sul iniciou uma pesquisa pública para ouvir a população sobre o atual sistema de transporte coletivo municipal. As respostas vão embasar o planejamento de um novo modelo de operação, que deverá ser mais eficiente, moderno e sustentável. A consulta marca o primeiro passo para a reformulação completa do transporte público da cidade e para a elaboração do novo processo de licitação, previsto para 2026.
A pesquisa estará disponível de 20 de outubro a 14 de novembro em equipamentos públicos, redes sociais oficiais da Prefeitura e pontos estratégicos, como abrigos de ônibus. Para participar da pesquisa, os usuários podem acessar o link https://forms.gle/af6q1mwYBPNJkgZB9.
Os participantes poderão responder perguntas simples sobre o uso do transporte — como horários, linhas, frota e tecnologias — ajudando a identificar as reais necessidades dos usuários.
O levantamento faz parte de um estudo técnico conduzido pela empresa M.URB Engenharia e Consultoria, contratada pelo município para desenvolver o Plano de Trabalho e Diagnóstico Socioeconômico do Sistema Vigente. A consultoria é especializada em mobilidade urbana e atuará no redesenho do sistema de transporte, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
A iniciativa busca construir um transporte público que atenda à realidade de São Francisco do Sul, equilibrando qualidade de atendimento e viabilidade econômica. Serão seis etapas de entrega, incluindo o diagnóstico completo do sistema atual, a elaboração de um novo plano operacional, o estudo econômico-financeiro e a modelagem técnica para o futuro edital de concessão.
Segundo a Gestora Municipal de Convênios, Dayane Luiza D'Aroz, "a iniciativa da administração municipal vai embasar a próxima licitação do transporte coletivo, prevista para acontecer em 2026. A Prefeitura busca criar um novo modelo para o transporte coletivo municipal com mais conforto, frota renovada, horários ampliados e garantindo um valor justo no bilhete para os usuários", explica.
Deixe seu comentário