Castramóvel realiza mais de 340 castrações gratuitas em São Francisco do Sul

São Francisco do Sul avançou mais uma vez na promoção da proteção e do bem-estar animal. Em cinco dias de atendimento, a ação itinerante do Castramóvel realizou 341 castrações gratuitas — 168 em cães e 173 em gatos — no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) e na Vila da Glória, no Distrito do Saí, onde 104 procedimentos foram realizados. De acordo com protetora de animais Sara Ledoux, da Ong SOS Bichos da Vila da Glória, “a expressiva adesão demonstra a demanda da comunidade por esse tipo de serviço, especialmente diante do alto custo da castração, muitas vezes inacessível para famílias de baixa renda”.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforça o compromisso do município com o controle populacional de cães e gatos que também oferece microchipagem, medicação pós-operatória e colar elizabetano, garantindo um serviço completo e humanizado.


"Com o Castramóvel em funcionamento e a expansão da rede de serviços, a gestão municipal reafirma que proteger os animais é cuidar do futuro de toda a comunidade", conclui a secretária de Meio Ambiente, Lara Yumi.

Instituído pela Lei Municipal nº 1.377/2012, o programa prioriza tutores de baixa renda e protetores independentes, com atendimento feito mediante agendamento prévio. A procura foi tão expressiva que novas 100 castrações já estão previstas para a próxima etapa. Atualmente, o sistema IPM contabiliza 70 pedidos em análise e seis indeferimentos por falta de documentação.

Apesar dos avanços e do envolvimento crescente da comunidade, o abandono de animais ainda é uma realidade preocupante. Por isso, além do Castramóvel, a Prefeitura abriu editais para credenciar clínicas veterinárias e ampliar o acesso ao serviço em diferentes bairros ao longo do ano.

A meta é transformar a castração em uma política pública permanente, com foco na saúde animal e no controle ético da população de cães e gatos. A ação reforça o cuidado com os animais e a responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade.

Texto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de SFS (editado - redação) 

São Francisco do Sul entrega mais 48 matrículas do Programa Lar Legal Anterior

São Francisco do Sul entrega mais 48 matrículas do Programa Lar Legal

São Francisco do Sul abre inscrições para expositores e autores da 11ª Feira do Livro Próximo

São Francisco do Sul abre inscrições para expositores e autores da 11ª Feira do Livro

Deixe seu comentário